Possíveis caminhos para uma saúde menos “deficiente” sem a inteferência do judiciário

540 palavras 3 páginas
POSSÍVEIS CAMINHOS PARA UMA SAÚDE MENOS “DEFICIENTE” SEM A INTEFERÊNCIA DO JUDICIÁRIO

Segundo o artigo 196 de nossa constituição federal “a saúde e um direito de todos e uma dever do Estado” (...). E dever do estado fornecer a toda população um sistema de saúde com qualidade. Nossa atualidade nos mostra que o Estado não esta cumprindo sua função. Na verdade, o que ocorre são situações em que muitos morrem ou tem suas doenças agravadas nas filas de hospitais à espera de um atendimento. Para não passar por essa situação, temos que recorrer a planos de saúde e pagamos caro por um serviço que e dever do Estado.
Alguns especialistas explicam que a causa da saúde brasileira se encontrar nessas circunstâncias e a falta de investimentos. Explicam que nossa política e muito limitada com relação a recursos e com isso, temos investimentos muito baixos que não dão conta do problema. Cabe ressaltar que não e toda população que recorre ao SUS, os principais usuários quase sempre são os pertencentes às camadas sociais economicamente mais baixas e nem a elas o Estado consegue oferecer atendimento na sua totalidade.
Outro obstáculo encontrado na saúde e a falta de médicos especializados e de equipamentos. Pessoas com doenças complexas em determinadas partes de seu corpo necessitam de médicos especializados e ao ser atendida por um não especialista no assunto gera equívocos e medicações inadequadas. Outro problema serio e a falta de equipamentos e muitas vezes quando os tem, apresentam -se defeituosos e leva bastante tempo para serem repostos. Os problemas são muitos.
Não devemos esquecer que, segundo afirma nossa presidente, o Brasil possui mais de 100 milhões de habitantes e foi o único que esta se desafiando a fornecer saúde para todos. Dos 190 milhões de pessoas, 145 milhões dependem do SUS para alcançar seu tratamento. Há muito que se fazer para que o Estado supere esse desafio.
Segundo as estatísticas do TCU, menos da metade dos pacientes com câncer conseguem obter

Relacionados

  • extrema probreza no brasil
    74610 palavras | 299 páginas
  • Tese Doutorado
    130107 palavras | 521 páginas