Possibilidades de identificação humana através de interpretação de radiografias dos seios da face

Páginas: 10 (2467 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2012
* Salvador Marucci Jr.


SINÓPSE
O presente trabalho tem por objetivo, realizar uma revisão da literatura das metodologias de identificação de pessoas através de interpretação radiográfica dos seios frontais, como forma auxiliar na coleta de dados anatômicos e morfológicos, contribuindo com uma identificação positiva. Resumidamente foi realizado um estudo da origem, crescimento e função dosseios da face, particularmente do seio frontal, assim como também de vários artigos e trabalhos científicos que colaboraram na identificação de pessoas vítimas de acidentes, crimes ou que estavam desaparecidas a muito tempo. As metodologias, independente da forma utilizada, sempre auxiliaram como exames complementares nas identificações.



UNITERMOS
Identificação;Radiografias;Seio Frontal.



INTRODUÇÃO
O seio frontal assim como a maioria das cavidades ocas do crânio (seio esfenoidal, seio frontal, células etmoidais, seio maxilar), são cavidades pneumáticas forradas de uma membrana mucosa, e que se comunicam direta ou indiretamente com o aparelho respiratório. Estas cavidades se desenvolvem de invaginações da mucosa para o interior do osso, sua expansãoocorre enquanto o osso esta sendo reabsorvido pelos osteoclástos. No crânio humano as cavidades pneumáticas desenvolvem-se como cavidades paranasais, em imediata comunicação com as cavidades nasais e como continuação das cavidades do ouvido médio, que se encontra em comunicação com a faringe, através da trompa auditiva. Na época do nascimento, as lâminas interna e externa do osso frontal sãoparalelas e não existe o arco supraciliar e o seio frontal. Posteriormente a lâmina externa da região supra-orbitária cresce mais rapidamente que a lâmina interna, pela aposição de osso na superfície externa. A lâmina externa parece afastar-se progressivamente da lâmina interna, formando uma crista romba acima do bordo superior da entrada da órbita. No início o espaço entre as duas lâminas do ossofrontal é ocupado por osso esponjoso e depois pelo seio frontal. È provável que a lâmina externa nesta região seja uma resposta às crescentes forças mastigatórias, que são transmitidas para a parte mais anterior da base do crânio pela apófise frontal do maxilar e pelo osso zigomático. O seio frontal começa a se desenvolver da extremidade anterior superior do infundíbulo, ficando inicialmente naparte medial do arco supraciliar. Se o seio frontal é amplo, ele se estende para cima e lateralmente entre as lâminas interna e externa, e pode prolongar-se até a parte anterior do teto da órbita. O sépto entre os dois seios frontais tambem é assimétrico. As paredes do seio frontal raramente são lisas, pois habitualmente encontram-se cristas em forma de foice, principalmente na parede superior. Comofunção o seio frontal, assim como a maioria das cavidades ocas do crânio é, além de tornar mais leve o complexo estrutural ósseo do crânio, também de promover o aquecimento ou resfriamento do ar antes do mesmo atingir as vias aéreas superiores e inferiores ( bronquios e pulmões ), para que este tenha também aproximadamente a mesma temperatura do corpo humano.



METODOLOGIA ( Padronização daIdentificação )
A.M.P. Harris; R.E. Wood; C.J.Nortjé e C.J.Thomas, na faculdade de odontologia de Stellenbosch na república da Africa do Sul, realizaram um estudo em 32 radiografias de crânios em incidência postero-anterior de um mesmo grupo racial, partindo-se do princípio que alguns fatores relacionados com o seio frontal tais como: altura, largura e o número de lacunaspermanecem constantes dentro de uma população localizada. Basearam-se nas propostas de Culbert e Law na localização de pontos craniométricos para obtençaõ dos traçados de referência; Foram utilizados os pontos relacionados com os forames infra-obitários, e os cumes dos côndilos direito e esquerdo. Os pontos indicados pelos forames infra-orbitários foram unidos, assim como os pontos relacionados aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • seios da face
  • Pim seios da face
  • Identificação humana através de marcadores genéticos caracterizados por ancestralidade projeto de monografia
  • identificação humana
  • Identificação humana
  • A linguagem constitucional em face da interpretação
  • A face humana da sociologia
  • APLICATIVO PARA RECONHECIMENTO DE FACES HUMANAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!