Posições cirurgicar e anestésicas

376 palavras 2 páginas
Posicões cirúrgicas e anetésicas
O posicionamento cirúrgico promover o acesso ao sítio cirúrgico e deve ser realizado de forma correta para finalidade tem como principal garantir a segurança do paciente e prevenir complicações. A avaliação pré-operatória dos fatores de risco de cada paciente, submetido ao procedimento cirúrgico, e a consideração desses na elaboração do plano de cuidados pode contribuir para o não desenvolvimento de complicações no intraoperatório. Todos os fatores de risco identificados devem ser documentados, bem como as orientações dadas ao paciente:
- anestesia geral - situação que o corpo perde a proteção fisiológica para os mecanismos compensatórios e fica suscetível a lesões musculares e/ou nervosas e dor. O uso de medicações como os relaxantes musculares para dor podem mascarar e retardar o diagnóstico de lesões que aconteceram no intraoperatório.
- idade - os pacientes em idade avançada ou muito jovens podem ter a pele mais sensível e maior probabilidade para desenvolver lesões de pele.
- peso - avaliar o índice de massa corporal, pois a obesidade e o sobrepeso podem potencializar as complicações decorrentes do posicionamento e o baixo peso acarreta a exposição acentuada de proeminências ósseas do paciente, regiões mais suscetíveis ao aparecimento de lesões de pele.
- imobilidade ou problemas de mobilização - além de dificultarem o posicionamento cirúrgico, podem propiciar a formação de trombos nos vasos e também pontos de pressão.
- problemas no controle da temperatura corporal - a hipotermia faz com que estruturas do corpo dependam de mais oxigênio e, sem o aporte necessário, pode favorecer a formação de necrose ou morte de tecidos.
- condições de saúde pré-existentes - diabetes mellitus, câncer, insuficiência renal, níveis baixos de hematócrito e hemoglobulina no pré-operatório, doenças vasculares, cardíacas, respiratórias e que afetam o sistema imunológico podem favorecer o desenvolvimento de complicações.
- tempo

Relacionados