Positivismo

Páginas: 2 (350 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Definição

O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX. Os principais idealizadores do positivismo foram os pensadores Augusto Comte e John Stuart Mill.Esta escola filosófica ganhou força na Europa na segunda metade do século XIX e começo do XX, período em que chegou ao Brasil.

Princípios 
O positivismo defende a ideia de que o conhecimentocientífico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos.

Ospositivistas não consideram os conhecimentos ligados as crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dosavanços científicos.
Influências 
O positivismo teve muita influência na literatura. No Brasil, por exemplo, influenciou escritores naturalistas como Aluísio de Azevedo e Raul Pompéia.

Curiosidade:- A frase “Ordem e Progresso” que encontramos na bandeira brasileira é de inspiração positivista
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/positivismo.htm
O positivismo foi uma corrente filosóficainiciada por Auguste Comte, onde as idéias de percepção humanas são baseadas na observação, exatidão, deixando de lado teorias e especulações da Teologia e Metafísica. Segundo Comte, as ciências que sãopositivistas são a Matemática, Física, Astronomia, Química, Biologia e a recém criada Sociologia, que se baseia em dados estatísticos.
Os positivistas acreditam que a ciência é cumulativa,transcultural (não interessa em qual cultura surgiu, serve para toda a humanidade). Novas idéias podem surgir sem ser continuação de conceitos velhos, como “entidades de um tipo podem ser redutíveis a entidadesde outro”, por exemplo, o que se passa na cabeça de uma pessoa pode ser explicado pelas reações químicas no cérebro.
A frase na bandeira brasileira é baseada no lema de Comte sobre o positivismo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Positivismo
  • Positivismo
  • Positivismo
  • Positivismo
  • positivismo
  • Positivismo
  • Positivismo
  • Positivismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!