Positivismo e darwnismo

333 palavras 2 páginas
Darwinismo é um conjunto de conceitos relacionado às ideias de Charles Darwin em transmutação de espécies, seleção natural ou evolução. O que mais difere o darwinismo das outras teorias de evolução é que a evolução é vista como uma função da mudança da população como um todo e não da mudança de um indivíduo apenas. O Darwinismo é um mecanismo que provoca contínuas mudanças em populações de seres vivos e podemos decompor esse mecanismo em cinco referenciais:
1. Variação - os indivíduos não são totalmente semelhantes, mesmo que tenham o mesmo parentesco. Essa variabilidade contribui para o processo evolutivo ao apresentar em diferentes indivíduos características diversas.

2. Herança - a forma como se dá a passagem das características foi um fator que intrigava Darwin, mas ele não conseguiu resposta conclusiva sobre o assunto. A resposta veio com a Genética. 3. Seleção - a competição pelos recursos ambientais seria um fator determinante para a evolução de uma espécie.

4. Tempo - a seleção natural não se processa em curtos intervalos de tempo. Temos também que o ambiente está em constante modificação, ocasionando mudanças contínuas.

5. Adaptação - seria a característica que favorece a sobrevivência dos indivíduos em um determinado ambiente. Os indivíduos apresentam adaptações diferentes ao mesmo ambiente, mas pela seleção natural, somente aquele que for mais apto conseguirá sobreviver.

Darwin, através dos estudos realizados por Malthus, sabia que o potencial de crescimento das populações é muito maior do que o potencial do meio ambiente em gerar recursos para manter e alimentar os indivíduos, assim concluiu que haveria uma competição entre os mesmos, sendo que aqueles que apresentam variações que favoreçam sua sobrevivência serão os que conseguirão deixar maior número de descendentes.
Assim, ao analisar as taxas de reprodução e de mortalidade em diversas populações e ao comprovar esses dados experimentalmente, haveria indivíduos que por serem

Relacionados

  • criminologia
    833 palavras | 4 páginas
  • Paradigma Científico e a Ideologia Social do Brasil no século XIX
    2733 palavras | 11 páginas
  • concurso para professores resumo parte pedagogica
    4227 palavras | 17 páginas