Positivismo Jurídico

Páginas: 2 (489 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Introdução

O termo positivismo fora empregado a priori por Saint-Simon, no entanto, na filosofia de Auguste Comte que o termo obteve maior expressão.
Com o positivismo o empirismo ganha maiorimportância em relação ao misticismo. Os sentidos tornaram-se a principal fonte de se obter o conhecimento. Assim os questionamentos focavam objetos práticos e perceptíveis.
Dessa forma não mais seanalisa as causas e motivos de um fato, seja ele social ou natural, pois não há preocupação com fontes externas.
Nota-se, então, a praticidade do método positivista.Centro Universitário do Maranhão-UniCEUMA
Fábio Renato, João Marcos










Positivismo








São Luís
2012
BibliografiaPositivismo
Durante o século XIX o liberalismo europeu e o cientificismo triunfaram. O liberalismo pregava que o homem só desenvolvia suas características de ser social quando há o seu desenvolvimentoespiritual e particular. O homem precede o Estado, e os direitos individuais devem ser garantidos, para que, o Estado obtenha ordem.
Sofrendo influencia do empirismo e do materialismo o liberalismopassa por um processo de transformação. Assim o conhecimento era produzido a partir da experiência sensível e o objeto não pode ser abstrato. Dessa forma causas e razões que antecederam ao fato não sãorelevantes.
Seduzidos pelo progresso a sociedade da época descredencia o racionalismo, pois a ele é atribuída como característica o estudo dos fatos de maneira pouco prática. Assim o pensamentoracional representa atraso na produção científica e industrial, o que era inadmissível para a época. Dessa forma a característica essencial do positivismo Comteano de adoração à ciência é clara.
Apartir dai o método e a doutrina positivista domina o ideal do século XIX. Como método a certeza na experiência para fundamentar as teorias; como doutrina, o uso da ciência como conteúdo geral para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Positivismo x Positivismo Juridico
  • O positivismo jurídico
  • O Positivismo Jurídico
  • Positivismo juridico
  • Positivismo jurídico
  • O positivismo juridico
  • Positivismo jurídico
  • O Positivismo Jurídico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!