positivismo,historicismo,marxismo

Páginas: 11 (2559 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
UNIVERCIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS
LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA



Caroliny Rocha
Guerder Araujo



POSITIVISMO, HISTORICISMO E MARXISMO








Picos-PI
2014

Caroliny Rocha
Guerder Araujo



POSITIVISMO, HISTORICISMO E MARXISMO




Artigo apresentado ao curso de Lic. Plena História da Universidade Federal do Piauí (UFPI)para a obtenção da segunda nota da disciplina de Teoria da Historia I.
Prof. Agustinho Junior Olanda Coe






Picos-PI
2014


RESUMO

Este trabalho traz a problemática do que é considerado ciência para o Positivismo, Historicismo, Marxismo, explicando a formação e a base de cada um desses paradigmas e no fim busca chocar as diferenças e semelhanças encontradas entre os três, paramelhor entendimento da problemática.
Palavras-chaves: Positivismo. Historicismo. Marxismo.

















ABSTRACT

This work brings the problem of what science is considered for Positivismo, Historicismo, Marxism, explaining the formation and the base of each one of those paradigms and in the end it looks for to shock the differences and similarities found among the three,for better understanding of the problem.
Keywords: Positivismo. Historicismo. Marxism.















Este artigo tem com objetivo explorar quais as ideias e noções de ciência para o positivismo, historicismo e marxismo e para tal objetivo serão explorados os argumentos utilizados por diversos autores que escrevem por diversos modelos mencionados anteriormente. Trazendo a temaquais semelhanças e diferenças existentes entre as mesmas.
Começaremos por apontar algumas peculiaridades dos diferentes contextos históricos vividos pelos três paradigmas para que o leitor consiga visualizar de uma forma mais clara as condições e consequentemente algumas necessidades que servirão de norte aos caminhos trilhados a cada um.
No que se diz respeita ao positivismo podemos destacarque nasce no século XIX, mas herda seus principais fundamentos do iluminismo do século XVIII sendo que:
O principal dos traços herdados do iluminismo é certamente a ambição de encontrar “leis gerais”, ou os “padrões “que é a multiplicidades e diversidade e da experiência histórica poderiam encobrir. (José de Assunção Barros, 2004, p.73)
O nome positivismo que deriva do positivo que tem comosignificado real, evidente e o sustentável além de trazer a ideia de progresso mostrando uma historia linear, a onde é justificado o domínio de classe apoiado na condição de humanidade para atingir esse progresso.
Valendo-se lembrar que o positivismo era custeado pela burguesia e até mesmo na origem do iluminismo eram sustentados pelos burgueses, voltando ao século XIX observamos que surgi naFrança, com Augusto Comte, já centralizado e com seu estado forte capaz de pensar em ideias universalizadoras apontando o mesmo como modelo a ser seguido.
Entendendo sobre o surgimento e o contexto vivido pelo seu local de nascimento podemos fala a cerca do que se considera ciência para o positivismo, partindo das “leis gerais” de explicação da historia baseada nos modelos das ciências exatas enaturais na qual o historiador cientista deve busca a imparcialidade para ser seu objeto de estudo, para (Reis, 2004) “a historia cientifica, portanto, será produzida por um sujeito que se caracteriza enquanto sujeito para fazer aparecer o seu objeto.” Defendendo não é juiz do passado, não cabendo a ele instruir os contemporâneos, podendo apenas apresentar o que realmente aconteceu.
Para atingir talobjetivo o historiador deveria utilizar os fatos examinados rigorosamente baseada nas fontes autenticadas, por exemplo, pelo governo e que esses fatos falem por si mesmo mostrando fielmente o que ocorreram no passado, mencionado no paragrafo anterior, a imparcialidade deve ser alcançada tonando-se menor a possibilidade da construção subjetiva da historia. Recorrendo novamente a (Reis, 2004),...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Positivismo e marxismo
  • Marxismo e positivismo
  • POSITIVISMO E MARXISMO
  • Positivismo e marxismo
  • Marxismo e Positivismo
  • Romantismo Historicismo E O Positivismo
  • Resenha Positivismo Historicismo
  • Maxcismo, historicismo e positivismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!