Position paper

Páginas: 8 (1774 palavras) Publicado: 7 de maio de 2014
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
disciplina: Sistemas de gestão de produção


scor no gerenciamento da cadeia de suprimentos de uma indÚstria farmacêutica
“Position Paper”

aRIELLE gALHARDONE nEVES

O assunto tratado neste trabalho está relacionado em criarmos uma posição sobre o estudo de caso em questão. Neste case trabalharemos com o Modelo SCOR. Position Paper
O SCORpode ser implantado em qualquer empresa, seja ela do segmento comercial, industrial ou prestadora de serviços.
Esse Modelo atualmente se tornou padrão mundial no gerenciamento da cadeia de suprimentos, representando de forma padronizada as operações dos atores da cadeia de suprimentos. O SCOR tem por objetivo restaurar a desordem que ocorreu nos princípios da Cadeia de Suprimentos, proporcionandoaos administradores uma visão real, levando em consideração a forma logica dos relacionamentos comerciais.
Segundo Pinto (2006), o SCOR auxilia nas boas práticas de gestão da cadeia de suprimentos a qualquer tipo de indústria e/ou ambiente comercial. É considerado o primeiro modelo de referência construído para descrever, comunicar, avaliar e melhorar o desempenho da SC (SUCUPIRA, 2007).
O SCOR éum dos melhores sistemas de representação das operações básicas de uma cadeia de suprimentos de uma organização. Ela possibilita ir além dos limites que a empresa pode ter, trazendo uma forma clara do relacionamento da empresa com os demais agentes da cadeia de suprimentos.
Neste momento estarei apresentando meu entendimento sobre o estudo de caso e minhas opiniões sobre o tema abordado.
Naindústria farmacêutica, com um acréscimo nos pontos de vendas, começaram a ter problemas em atender o consumidor, principalmente em locais mais distantes. Com o surgimento dos medicamentos genéricos o setor farmacêutico viu suas margens de lucro cair, tendo que dotar assim, medidas preventivas. Passaram a formar grandes redes, desse modo foram atendidos diretamente pela indústria. Contudo, asdistribuidoras priorizavam as vendas atendendo os melhores clientes das regiões, uma forma de reduzir o risco da inadimplência, assaltos das cargas, lucratividade baixa, etc.
Possuindo essas informações como base, percebo que o SCOR é o principal modelo para entendermos a cadeia de suprimentos. Vem auxiliando as empresas a entender a inter-relação que possui com os demais agentes, sendo seus fornecedorese clientes, mapeando os processos de forma atualizada e validada.
O SCOR é dividido em 3 níveis. O primeiro nível está ligado com os níveis de gestão de processos, os níveis estratégicos, gerenciais ou corporativos. Esse nível define a finalidade e o conteúdo do SCOR, e os macros processos: planejamento, suprimentos, manufatura e distribuição.
Operando com uma visão do todo, as empresas podemusar o modelo SCOR para distinguir os processos, saber a ligação que cada um contem.
No segundo nível apresentado do SCOR, percebi que esta relacionado com à estruturação dos processos da cadeia de suprimentos. Apresento que com este nível do SCOR, entendemos o relacionamento que a empresa possui com seus fornecedores e clientes, ficando à amostra as estratégias para cada canal dedistribuição. Para os que não estão atentos ao SCOR, ele nos apresenta um kit de ferramentas, esse kit o SCOR Toolkit representamos qualquer cadeia de suprimentos, de qualquer negócio. Por esse modo as empresas possuem uma facilidade maior em controlar os seus processos.
Na figura 6 sobre o SCOR toolkit vejo as áreas de planejamento, suprimento, manufatura e distribuição divididas por siglas. As que possuemnumero 1 significa o estoque, o numero 2 produção sob pedido, o 3 demanda customizada e o 4 produtos do varejo.
Assim, no quadro do SCOR fica mais fácil relacionarmos os fatores, facilitando qualquer indústria, seja ela farmacêutica, alimentícia etc.
Por meio do modelo apresentado no case, o SCOR, os administradores das empresas poderão aperfeiçoar cada vez mais os canais de distribuição....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Position paper
  • Position Paper
  • Position paper
  • POSITION PAPER
  • Position Paper
  • Position paper
  • Position paper
  • Position paper

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!