posicionamento

Páginas: 5 (1210 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2014
 O DESASTRE DE CHERNOBYL
Sexta-feira, 26 de abril de 1986
Pripyat Ucrânia
Há 3km a usina nuclear Vladimir ,176 funcionários do bloco quatro são ordenados a realizar um teste no sistema de alimentação automático que tem como objetivo economizar energia.As 01h23min,o sistema é desativado começa o teste, acontece explosões dentro do reator,o chão da usina treme,a tampade 1.200 toneladas do reator explode,lançando na atmosfera uma nuvem de vapor radioativo,espalhando urânio e grafite a centenas de metros da usina,as partículas radioativas são lançadas a mil metros de altura.
O acidente só foi comunicado ao líder no inicio da manhã,mas apenas como um incêndio na usina nuclear.
Bombeiros sem equipamento de proteção adequado e sem informações,despejamaguá,todos expostos a radiação e aumentado a gravidade ao jogar aguá,dois homens morreram naquela noite e vinte e oito nos meses seguintes(as primeiras vitímas de Chernobyl).
Nos próximos sete meses 500 mil homens enfretaria o inimigo invisível(a radiação),heróis hoje esquecidos conseguiram evitar o pior,uma segunda explosão de dez vezes mais potente que a bomba de Hiroshima, teria destruído metadeda Europa.
Nas primeiras horas da manhã as nuvens já haviam sido contaminadas pela coluna radioativa com mais de mil metros de altura.
No centro do reator que explodiu,debaixo de 14 metros de destroços,a grafite que revestia o combustível nuclear queimou e derreteu o urânio.A precipitação radioativa seria 100 vezes maior do que a força combinada das duas bombas atômicas lançadas sobreHiroshima e nagasaki.
As conseqüência de falsas informações foram dramáticas.Os habitantes continuavam levando uma vida normal,ouviam somente boatos,mas nada confimado,porém o gosto estranho na boca,diferente metálico e acido deixava claro que os níveis de radiação eram altíssimos,somente quase um mês depois o governo distribuiu pílulas e solução de iodo a população,que ajudaria amenizar a radiçãorecebida.
Soldados mascarados andavam pela cidade,as pessoas olhavam se entender,as crianças brincavam nas praças,enquanto os homens do coronel,faziam a medição da radiação.Naquele tempo a radiação era medida em unidades chamadas roltz,o nível normal na atmosfera seria cerca de de 2 milionésimos de 1R,em Pripyat no inicio da tarde o nível era de 200 milionésimos de roltz,quinze mil vezes mais queo normal,a noite o nível já era 600 mil vezes mais que o normal 7R.Os homens achavam que as máquinas de medição estavam erradas,pois os índices eram muito altos como nunca vistos antes,porém não sabiam que o reator da usina continuava queimando e espalhando radiação. No 1º dia os habitantes receberam doses 50 vezes maior que a considerada inofensiva em 4 dias receberiam a dose consideradaletal.Ao redor da usina se concentrava 2.800 roltz,nesse nível 15 minutos um ser vivo já receberia a dose letal.
Uma comissão especializada foi encaminhada ao local,mas de inicio não pronunciaram nada,30horas após as primeiras medidas foram tomadas,o exército anuncia que todos serão retirados da cidade,pessoas tem que abandonar tudo que possuíam e deixar uma vida inteira para trás,sem ao menos sabero real motivo,nomeados refugiados atômicos pois muitos já estavam contaminados condenados a probabilidade futuramente a ter câncer,alterações no sangue e DNA e destruição da medula óssea.
Para evitar o pânico as autoridades esconderam a gravidade da situação,mas o vento começou a levar nuvens carregadas de partículas radioativas a países vizinho,a Suécia enfim descobre o acontecido a envia umalerta.
O problema continuava na parte interna do reator 1.200 toneladas de magma incandescente continuava a queimar,liberando gases e poeira radioativa na atmosfera,a Europa inteira estavam a mercê dos ventos.Helicópteros foram enviados para combater o incêndio,jogando areia,a 30km a leste da usina a floresta foi completamente queimada,pelo deslocamento de ar radioativo,as partículas levada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Posicionamento
  • posicionamentos
  • Posicionamento
  • Posicionamento
  • Posicionamento
  • posicionamento
  • Posicionamento
  • Posicionamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!