Posicionamento Tresemmé

Páginas: 15 (3733 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
1. Introdução

Em sua definição mais simples, canais de comunicação devem ser entendidos como os veículos utilizados para distribuição de qualquer tipo de informação. Podendo este se mostrar mais ou menos eficiente de acordo com a estratégia de mensagem, estratégia criativa e a fonte da mensagem.
O desenvolvimento de uma comunicação eficaz passa por uma serie de processos que vai daidentificação do publico alvo, estabelecimento do orçamento ao gerenciamento da comunicação integrada de marketing¹.
Neste contexto, ainda que o uso de mensagens direcionadas a fim de criar no consumidor um sentimento de pertencimento tenha se intensificado, o fato é que a mídia de massa, se usada de maneira correta, continua sendo relevante como componente de um moderno programa de comunicação demarketing.
A propaganda pode ser uma forma rentável de disseminar mensagens, seja para desenvolver uma preferência de marca, seja para instruir pessoas. Ainda que os tempos de “com uma boa propaganda, os clientes virão” tenha passado, quando eficaz, podem compensar.
Entender os motivos que levam os consumidores á compra é de fundamental importância para assegurar o sucesso de uma campanha. Mais umavez nos deparamos com a importância de identificar as necessidades do cliente para então traçar uma estratégia adequada.
Neste contexto, após termos feito, no case I, uma analise qualitativa em função da oferta de produtos nas lojas selecionadas, nesta segunda parte trabalhamos em cima dos canais de comunicação adotados por duas grandes marcas de shampoo; Tresemmé e Seda.
Durante duas semanasacompanhamos as ações de comunicação das duas marcas, analisando o volume de publicações bem como o direcionamento dessas. Além disso, interagimos com as mídias sociais a fim de verificar a respostas destes aos seus clientes.
Vamos observar as posturas adotadas em mídias impressas, mídias digitais e as televisionadas e também as exibições dessas marcas nos pontos de venda. Comparando as duas marcasescolhidas na intenção de mostrar o desenvolvimento de respectivos canais diante de cada público-alvo.
As análises foram realizadas no período de 26 de Maio a 9 de Junho de 2013.





2. Sobre as marcas

a. Seda

Em meio ao sentimento de revolução que pairava os anos de 1960, um cenário com consumidoras ávidas por novidades que facilitassem a rotina, a Gessy Lever (nomeda Unilever no Brasil até 2001) lançou Seda, um shampoo popular, que acabava de vez com o hábito de lavar os cabelos com sabão não demorou muito pra ganhar mercado, em quatro meses se tornou líder do setor. Com inicialmente quatro linhas de produtos, revolucionou o mercado, adaptando-se as necessidades da época.
Nos anos 70 lançou cremes para ajudarem na fixação dos penteados hits da época,ofamoso creme linse. Nos anos 80 revolucionou o mercado mais uma vez introduzindo uma nova palavra nos dicionários de beleza, o condicionado, que passou ser o par inseparável dos shampoos, que nesta época já se faziam presentes nas maiorias dos lares brasileiros, deixando de ser um produto de luxo como era no começo dos anos 50.
Nos anos 90 lançou a linha Seda Pro, o famoso 2 em 1, onde além de lavaros cabelos, também hidratava. Neste período entendeu a necessidade de ter mais de uma linha, que mulheres possuem cabelos diferentes e, portanto especificidades que deveriam ser atendidas. Cada vez mais estas se mostram exigentes.
Neste processo deu inicio a uma serie de produtos que atendiam cabeças diferentes e assim no final do século 20, Seda havia transformado a maneira de tratar oscabelos das brasileiras e era líder nacional em shampoo e condicionadores.
Nos anos 2000, Seda propõe a versão cosmética da busca pela qualidade de vida, tema na agenda do novo milênio. Depois da corrida para trabalhar e consumir das décadas de 80 e 90, prega-se a valorização do tempo e de princípios mais humanos. Em vez de ficar bonita, a mulher dos anos 2000 deseja sentir-se bela. Pressionada por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tresemmé
  • posicionamento
  • Posicionamento
  • posicionamentos
  • posicionamento
  • Posicionamento
  • Posicionamento
  • Posicionamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!