Posicionamento doutrinario sobre alimentos

Páginas: 3 (615 palavras) Publicado: 5 de junho de 2014
POSICIONAMENTO DOUTRINÁRIO

Para Orlando Gomes, (1986, p. 558)
alimentos são prestações para a satisfação das necessidades vitais de quem não provê-las por si. Compreende o que é imprescindível àvida da pessoa como alimentação, vestuário, habitação, tratamento médico, transporte e diversões, e, se a pessoa alimentada for menor de idade, ainda verbas para sua instrução e educação, incluindoparcelas despendidas com sepultamento, por parentes legalmente responsáveis pelos alimentos.

Do mesmo modo, ensina Ricardo Rodrigues Gama (2000, p. 11) que,
por alimentos entenda-se a obrigação dedar um montante, em dinheiro ou não, a outra pessoa, para a sua subsistência. Subentende-se, incluso em alimentos, o vestuário, a habitação, a educação, o lazer, a assistência médica e osmedicamentos.

Ensina, Silvio Rodrigues (1993, p.380)
alimentos, em Direito, denomina-se a prestação fornecida a uma pessoa, em dinheiro ou em espécie, para que possa atender às necessidades da vida. Apalavra tem conotação muito mais ampla do que na linguagem vulgar, em que significa o necessário para o sustento. Aqui se trata não só do sustento, como também do vestuário, habitação, assistência médica emcaso de doença, enfim de todo o necessário para atender às necessidades da vida; e, em se tratando de criança, abrange o que for preciso para sua instrução.
Deve-se atentar a adequação dasnecessidades do alimentando, e as condições daquele que deve prestar alimentos, conforme segue o entendimento de Rolf Madaleno, (2004, p. 127)
a expressão alimentos engloba o sustento, a cura, o vestuário ea casa, reza o artigo 1.920 do Código Civil brasileiro, e, se o alimentando for menor, também tem o direito à educação, tudo dentro do orçamento daquele que deve prestar estes alimentos, numequilíbrio dos ingressos da pessoa obrigada com as necessidades do destinatário da pensão alimentícia.

Podemos concluir, então, que mesmo utilizando palavras diferentes, a doutrina converge sobre a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Posicionamento jurisprudencial e doutrinário sobre a possibilidade investigativa do ministério público
  • posicionamentos sobre o além
  • posicionamento sobre sumulas vinculantes
  • Posicionamento de Marx sobre o Estado.
  • Estudo sobre posicionamento global
  • NOTAS SOBRE O POSICIONAMENTO DE DAVID RICARDO SOBRE A MAQUINARIA
  • Palestra sobre manipulação de alimentos
  • trabalho sobre alimentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!