Poríferos ou esponjários

448 palavras 2 páginas
Poríferos Ou Espongiários

2. Os Poríferos Características Principais dos Poríferos: Animais Pluricelulares; Apresentam poros na parede de seu corpo; Todos aquáticos; São as Esponjas.
3. O corpo dos poríferos é perfurado por poros, por onde entra a água. Possuem uma grande cavidade, onde se sai a água. A água entra rica em Oxigênio e Alimento. E sai com os restos da digestão e o gás carbônico.
4. Estrutura das Esponjas As espículas são elementos esqueléticos que sustentam a parede do corpo e mantêm a esponja ereta. Reconhecem-se três tipos estruturas de esponjas: Ascon; Sicon; Lêucon.
5. Ascon O Tipo Ascon é o Mais simples: A parede é fina; possui poros inalantes que se abrem diretamente na espongiocela; É revestida por coanócitos.
6. Sicon Identificam-se dois tipos de canais: os inalantes e os radiais; A água penetra pelas camadas radiais, indo para a espongiocela; Os canais radiais são revestidos internamente por coanócitos.
7. Leucon a parede do corpo é mais espessa e percorrida por um complicado sistema de canais; Há canais inalantes e exalantes; água penetra pelos canais inalantes, passa por câmaras vibráteis e vai à espongiocela pelos canais exalantes.
8. A reprodução das esponjas A reprodução das esponjas pode ser assexuada e sexuada. No caso da assexuada, reconhecem-se três processo: Regeneração; Brotamento; Gemulação.
9. Reprodução assexuada Regeneração : os poríferos possuem grande poder de regenerar partes perdidas do corpo. Qualquer parte cortada de uma esponja tem a capacidade de se tornar uma nova esponja completa. Brotamento : consiste na formação de um broto a partir da esponja-mãe. Os brotos podem se separar, constituindo novos animais. Gemulação : Consiste na produção de gêmulos, um grupo de ameboides que são envolvidos por uma membrana grossa e resistente.
10. Reprodução Sexuada a maioria das esponjas é hermafrodita, embora existam espécies com sexo separado; A fecundação (interna) e as primeiras fases do desenvolvimento embrionário

Relacionados