Portuguesss

5162 palavras 21 páginas
CGE 2061

CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
Candidatos da Comunidade

Processo Seletivo 1º semestre 2013

Instruções Gerais

Verifique se este caderno está completo, da página 3 à 19. Qualquer irregularidade, comunique o examinador.

Cada questão tem cinco alternativas: a – b – c – d – e. Somente uma alternativa é correta.

As respostas deverão ser marcadas neste Caderno de Testes e depois assinaladas na Folha de Respostas, conforme as instruções que serão dadas pelo examinador.

Exemplo:
1 de 10 corresponde a 2

0.

a. b. c. d. e.

2. 4. 5. 8. 9.

A alternativa c é a única correta.

Não vire a página. Aguarde a orientação do examinador.

CGE 2061

L Í N G U A

P O R T U G U E S A

1. Assinale a alternativa onde todas as palavras estão escritas corretamente. a. b. c. d. e. Cangica, enxofre, capichaba e aridez. Detenção, explendorozo, gorjeio e êxito. Exessivo, esplêndido, pusera e humanizar. Ascensão, paralisar, prestígio e mexerica. Manjericão, enxadrista, luminoso e estrovertido.

O texto abaixo se refere à questão 2.

“Abrace seu carteiro”
“(...) Não é a consequência mais grave da nossa crise social, eu sei, mas você já se deu conta de como, pouco a pouco, fomos nos afastando dos nossos carteiros? Quem não mora em casa com cerca eletrificada, arame farpado, seteira, guarita, jardim minado e a caixa de correio longe da porta moram em apartamento e, a não ser no caso de carta registrada, raramente vê a cara do seu carteiro. Eles mesmos devem ter uma certa nostalgia do tempo em que precisavam bater nas nossas portas, e até dos ataques dos nossos cachorros. – Pelo menos havia um contato... Da próxima vez que o enxergar, abrace o seu carteiro e convide-o a entrar.”
Fonte: VERÍSSIMO, L. F. O Estado de São Paulo, São Paulo, 18 set. 2002. (Fragmento).

2. Segundo o texto, a. os carteiros sentem saudades do tempo em que abraçavam as pessoas e dos ataques dos cachorros. b. a crise social é a consequência mais grave da falta de

Relacionados

  • Portuguêsss
    1758 palavras | 8 páginas