portugues

Páginas: 2 (491 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
ESCOLA ESTADUAL RAUL SÉRGIO
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
PROFESSOR (A): FILOMENA
1ª ANO “C”






OS GRANDES BIOMAS TERRESTRES
BIOMAS TROPICAIS, MONTANHAS E DESERTOS.




Equipe:
GerlianaNº 13
Jeany Nº 17
Mª de Lourdes Nº 22
Mariana Nº 23
Edcarlos Nº 38
25 de Novembro/ 2014
Simões-pi
Os grandes biomas terrestres
Biomas tropicais, montanhas e desertos.
A existência depaisagens naturais com características tão distintas pode ser explicada pela influência de fatores climáticos e pelo clima das regiões em que esses biomas se desenvolvem: regiões de elevadas temperaturas egrandes quantidades de chuva; grandes altitudes e regiões onde as chuvas são escassas e muito irregulares.
Biomas das regiões tropicais
A área de ocorrência dos biomas tropicais é delimitada pelostrópicos de câncer e de capricórnio atravessada pelo equador. É uma região dominada por massas de ar quente e em geral úmido, tropicais e equatoriais. A biodiversidade é uma das características dasregiões tropicais, que é marcada por dois grandes biomas: as florestas pluviais tropicais e as savanas.
Florestas pluviais tropicais
Ocupam uma extensa área na faixa tropical da América do Sul, África,Ásia e Austrália.
Nas áreas próximas do equador, as florestas são mais fechadas, apresentam-se estratificadas em camadas, com arvores de diferentes alturas e vários tipos, e muitos cipós em seus troncose galhos.
Mais afastado do equador, a floresta recebe menor quantidade de calor e chuva, por isso é menos exuberante do que a floresta equatorial. Apenas pequenas manchas de floresta foramconservadas. É o caso da mata atlântica, que já recobriu uma grande faixa da área litorânea do Brasil das florestas da Costa Rica, do Sudeste Asiático e do norte da Austrália.
Savanas
Geralmente localizadosnos limites das florestas pluviais tropicais, as savanas são formações típicas de regiões de clima tropical continental, com duas estações bem definidas: uma chuvosa, que coincide com o verão; e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Portugues
  • portugues
  • Português
  • portugues
  • portugues
  • portugues
  • Portugues
  • Português

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!