portugues
Entrei na contramão, o guarda apitou e fui multado.
Perceba que cada oração acima, do ponto de vista sintático, é uma unidade autônoma:
Entrei na contramão. O guarda apitou. Fui multado.
As orações coordenadas podem ser classificadas como sindéticas ou assindéticas, caso venham separadas por conjunções ou vírgulas, respectivamente.
Aditivas: São as orações coordenadas que exprimem a ideia de adição, soma. A relação expressa é de soma. Ex: Lavem a roupa e varram a casa. Além da conjunção e, podem ser utilizadas outras conjunções como nem e também.
Adversativas: São orações coordenadas que exprimem a ideia de oposição. Ex: Estudei muito, mas não passei na prova. Além da conjunção mas, podem ser utilizadas outras conjunções como porém,contudo, todavia, no entanto, entretanto.
Alternativas: São as orações coordenadas que exprimem ideia de alternância. Ex: Vou ao cinema ou vou dormir mais cedo? Além da conjunção ou podem ser utilizadas outras conjunções como ora.
Conclusivas: São as orações coordenadas que exprimem a ideia de conclusão. Ex: Acabou de nascer, logo precisa da certidão. Ex: Faltaram ao treino, portanto ficarão fora das competições. Além das conjunções logo e portanto, podem ser utilizadas outras conjunções como por isso, pois.
Explicativas: São as orações coordenadas que exprimem a ideia de explicação, justificação algo que aconteceu, confirmação. Ex: Fiquem quietos, pois estou a falar. Além da conjunção pois podem ser utilizadas outras conjunções como porque, que.
Observação: A conjunção "pois" se aplica as coordenadas explicativas e conclusivas. Porém na conclusiva a conjunção vem após o verbo. Ex: Eles brigaram, estão, pois, muito aborrecidos. Nas coordenadas explicativas, a conjunção