PORTUGUES - UNIDADE II - AP II

503 palavras 3 páginas
SUPREMO BLA-BLA-BLA

1) 1) Qual é o tema de que trata o editorial e qual o ponto vista do autor a respeito desse tema? Retirar do texto: dois trechos que justifiquem a sua resposta sobre o tema e dois argumentos que o autor usa para defender seu ponto de vista. RESPOSTA Qual é o tema de que trata o editorial e qual o ponto vista do autor a respeito desse tema? Retirar do texto: dois trechos que justifiquem a sua resposta sobre o tema e dois argumentos que o autor usa para defender seu ponto de vista.
O Editorial publicado no Jornal Folha de São Paulo – Opinião, em 20.08.2012, trata da linguagem prolixa e empolada utilizada pelo Poder Judiciário, destacando como se desenrolaram os votos e se elaboraram os documentos vinculados ao julgamento do “ Mensalão” que é como a imprensa denomina a Ação Penal 470, julgada no 2º Semestre de 2012, no . Supremo Tribunal Federal
O autor expressa a sua discordância com essa prática maléfica, registrando no seu texto desde o inicio que “Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no Judiciário” O Editorialista reforça seus argumentos de insatisfação com a excessiva verbosidade das manifestações orais e escritas classificando tanto as falas dos advogados e ministros quanto os textos das sentenças como parte de “ um espetáculo obscuro e bizantino” exibido ao público que acompanhava pela TJ Justiça e outras repetidoras as imagens do julgamento “ao vivo e a cores”.

2) Leia os seguintes trechos retirados do editorial:
a) “Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos.”
b) “Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta.”

3) Esses dois trechos exigem do leitor quais tipos de conhecimento prévio? Cada um deles exige de maneira mais fundamental um tipo de

Relacionados

  • Compreender o Behaviorismo William Baum
    157092 palavras | 629 páginas
  • Compreender O Behaviorismo William Baum
    157092 palavras | 629 páginas