portugues resumo

Páginas: 5 (1244 palavras) Publicado: 22 de abril de 2014

ARTIGO

Artigo científico pode ser entendido como um trabalho completo em si mesmo, mas possui dimensão reduzida. Köche (1997, p. 149) afi rma que “o artigo é a apresentação sintética, em forma de relatório escrito, dos resultados de investigações ou estudos realizados a respeito de uma questão”. Salvador (1977, p. 24) apresenta cinco razões para escrever artigos científicos. São elas:

a)Expor aspectos novos por nós descobertos, mediante o estudo e a pesquisa, a respeito de uma questão, ou de aspectos que julgamos terem sido tratados apenas superfi cialmente, ou soluções novas para questões conhecidas; b) expor de uma maneira nova uma questão já antiga; c) anunciar resultados de uma pesquisa, que será exposta futuramente em livro; d) desenvolver aspectos secundários de umaquestão que não tiveram o devido tratamento em livro que foi editado ou que será editado; e) abordar assuntos controvertidos para os quais não houve tempo de preparar um livro.

O artigo é um meio de atualização de informações e por isso, enquanto fonte de pesquisa, jamais pode ser ignorado por alunos e professores no processo de busca e aquisição de conhecimentos.

Segundo a Associação Brasileira deNormas Técnicas (2003) os artigos são classifi cados em dois tipos: original e revisão.O artigo original “parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais [...] (relatos de experiência de pesquisa, estudo de caso etc.)”. O artigo de revisão “parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas”. O resumo do artigo escrito por Dalgalarrondo e outros(2004), publicado pela Revista Brasileira de Psiquiatria, exemplifica um artigo original. Acompanhe a seguir:

Religião e uso de drogas por adolescentes

Introdução: Estudos internacionais e nacionais mostram que a religiosidade é um modulador importante no consumo de álcool e drogas entre estudantes adolescentes. Objetivos: verificar se diferentes variáveis da religiosidade infl uenciam o usofreqüente e/ou pesado de álcool e drogas entre estudantes de 1º e 2ºgraus.
Métodos: Estudo transversal com uma técnica de amostragem do tipo intencional. Foi utilizado um questionário anônimo de autopreenchimento. A amostra foi constituída por 2.287 estudantes de escolaspúblicas periféricas e centrais e escolas particulares da cidade de Campinas, SP, entrevistados no ano de 1998. As drogasestudadas foram: álcool, tabaco, solventes, medicamentos, maconha, cocaína e ecstasy. As variáveis independentes incluídas na análise de regressão logística foram: filiação religiosa, frequência de ida ao culto/ missa por mês, considerar-se pessoa religiosa e educação religiosa na infância. Para identifi car como as variáveis de religiosidade influenciam o uso de álcool e drogas utilizaram-se análisesbivariadas e a análise de regressão logística para resposta dicotômica.
Resultados: O uso pesado de pelo menos uma droga foi maior entre os estudantes que tiveram educação na infância sem religião. O uso no mês de cocaína e de “medicamentos para dar barato” foi maior nos estudantes que não tinham religião. O uso no mês de ecstasy e de “medicamentos para dar barato” foi maior nos estudantes que nãotiveram educação religiosa na infância.
Conclusões: Várias dimensões da religiosidade relacionam-se com o uso de drogas por adolescentes, com possível efeito inibidor. Particularmente interessante foi que uma maior educação religiosa na infância mostrou-se marcadamente importante em tal possível inibição.

O resumo do artigo escrito por Pedroso e outros (2006, grifo nosso), publicado pelaRevista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, exemplifi ca um artigo de revisão. Leia o texto a seguir:

Expectativas de resultados frente ao uso de álcool, maconha e tabaco

Este artigo teve como objetivo realizar uma revisão teórica acerca do construto expectativas de resultados frente ao uso de álcool, maconha e tabaco. As expectativas de resultados são determinadas a partir do que as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo português
  • resumo de português
  • Resumo de Portugues
  • Resumo de portugues
  • Resumo português
  • resumo de portugues
  • resumo portugues
  • Resumo Português

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!