Portugues_Frei Luis Sousa

455 palavras 2 páginas
Português
Obra - “Frei Luís de Sousa”

Escola Profissional do Alto do Lima C.I.P.R.L

Nome da Professora: Georgina Maria Saraiva de Oliveira Valinhas
Trabalho Elaborado por:
Eduardo Leite Nº7
Filipe Sousa Nº9
11ºT 3D Desenho Técnico
Conteúdo

Introdução

Este trabalho foi-nos proposto no âmbito da disciplina de português.
Iremos apresentar um pouco a obra de “Frei Luís de Sousa”, iniciaremos por um breve resumo do mesmo, de seguida uma seleção do excerto e divida análise do que foi selecionado.
Iremos usar a maior parte a Internet, apontamentos e informações que retiramos nas aulas teóricas de Português.
Tencionamos fazer um trabalho pequeno e de fácil compreensão.

Resumo da Obra

A obra de Almeida Garrett retrata a vida de Manuel de Sousa Coutinho e de sua esposa D. Madalena.
Após sete anos do desaparecimento do seu primeiro marido (D. João de Portugal) numa guerra em que o mesmo participou, resolve-se casar novamente, dando o desaparecido como morto. Entretanto, D. Madalena casa com Manuel Coutinho, onde nasceu Maria, que sofre de tuberculose.
Telmo Pais é um fiel amigo e empregado de D. João de Portugal que, após o desaparecimento, continua a morar com a suposta viúva e sua família.
D. Madalena vive apavorada com o possível regresso de D. João de Portugal, o qual nunca tive certeza de morte.
Após uma briga de D. Manuel com alguns governantes, ele incendeia a sua própria casa e parte para a residência onde sua esposa morara com o suposto falecido marido. A inquietação de D. Madalena agrava-se pelo facto de haver um grande retrato de D. João de Portugal na parede, próximo ao de D. Sebastião.
A certa altura aparece um peregrino (sendo esse D. João de Portugal) para dar notícias a respeito de D. João de Portugal, após vinte anos do seu desaparecimento. D. Madalena e D. Manuel resolveram entregar-se, considerando um pecado gravíssimo o facto de se terem casado sem a real certeza da morte de D. João de

Relacionados