Portugues AP_II

421 palavras 2 páginas
AP_II

1) Qual é o tema de que trata o editorial e qual o ponto vista do autor a respeito desse tema? Retirar do texto: dois trechos que justifiquem a sua resposta sobre o tema e dois argumentos que o autor usa para defender seu ponto de vista.

Trata da burocracia e da demora do Supremo Tribunal Federal e da justiça federal em si, em relação a analisar os casos que são destinados a eles e que deveriam tratar com mais clareza e com mais agilidade, pois se baseiam em textos grandes e complexos para tentar complementar uma ideia que, independentemente de culpa ou não, estaram se defendendo.

“Ninguém esperaria encontrar tamanho talento para a concisão no Supremo Tribunal Federal brasileiro, mas o contraste ressalta que falar muito não significa ter muito a dizer.”
“Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no Judiciário; no Supremo, ainda mais em julgamento momentoso como o do mensalão, chegam ao apogeu.”
“Ainda assim, será necessária tamanha verbosidade, reflexo, aliás, da extensão interminável dos autos, a versão escrita de cada processo?”
“Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta.”

2) Leia os seguintes trechos retirados do editorial:

a) “Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos.”
b) “Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta.”

3) Esses dois trechos exigem do leitor quais tipos de conhecimento prévio? Cada um deles exige de maneira mais fundamental um tipo de conhecimento prévio. Justifique bem sua resposta, a partir de sua leitura no material teórico e o do que ali apreendeu.

a) Conhecimento de mundo. Pois aparecem nomes, como, por exemplo, os do ex-presidente

Relacionados

  • ERP - Enterprise Resource Planning
    390 palavras | 2 páginas
  • Atividade AP2 Pratica De Leitura E Escrita
    530 palavras | 3 páginas
  • AP II
    284 palavras | 2 páginas
  • As Dicotomias Lingu sticas e o Estruturalismo
    1046 palavras | 5 páginas