Português

Páginas: 2 (319 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
Ultrarrealismo ou realismo feroz
Uma das tendências de maior destaque no painel da prosa contemporânea é o ultrarrealismo ou realismo feroz. Como principais características dessa tendencia podemosressaltar a violencia como matéria narrativa, a tecnica de3 impacto e o predominio do cenário urbano.
Rubem Fonseca, é considerado o principalrepresentante dessa vertente. Paulo Lins e João Antoniosão autores que se filiam a essa tendência.
Regionalismo
Outra tendencia que vem se destacando na prosa contemporânea, embora menos difundida, é a sobrevivência do regionalismo, que se faz presentedesde os anos 1930. Quando se mostrava fortemente politizado e com um pendor para a denúncia social.
O baiano João Ubaldo Ribeiro é um de seus representantes.
Romance histórico
Surgido no Romantisomoe cultivado exemplarmente por escritores como José de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo e Érico Veríssimo que narra, na trilogia O tempo e o vento, a saga da história do Rio Grande do Sul, o romancehistórico aproveita episódios de nosso percurso para recriá-los ficcionalmente, embaralhando as fronteiras entre a Literatura e a História e ficção e a verdade.
Tem sido grande o número de autoresinteressados na recriação imaginária do passado ou que o utilizam como pano de fundo em suas narrativas.
Correntes imigratórias
Trata sobre a tradição, os conflitos e as experiências de imigrantes eseus descendentes, construindo um multifacetado painel de diferentes correntes imigratórias que aportaram no Brasil.
O amazonense Milton Hatoum criou um universo singular, sem parecer exótico ouregionalista, ele conta a história de imigrantes libaneses em Manaus.
Outro representante dessa corrente é Raduan Nassar, que em sua novela, Lavoura arcaica, trata da história de uma família libanesa.Estilhaços da narrativa tradicional
Seus autores questionam o narrar e sua normas e que se se emprenham na descontração da narrativa tradicional, manejando a intertextualidade, a colagem e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Portugues
  • portugues
  • Português
  • portugues
  • portugues
  • portugues
  • Portugues
  • Português

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!