português

Páginas: 2 (412 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2013
O movimento Diretas Já foi uma grande manifestação que ocorreu entre os anos de 1983 e 1984 no Brasil, onde o povo lutava pela volta das eleições presidenciais diretas já que o Brasilestava há 30 anos vivendo no regime militar, aconteceram vários protestos com o nome “ Diretas Já” envolvido, mas o principal protesto ocorreu em 16 de abril no vale do Anhangabaú bem ao centro de SãoPaulo. Mais 1.500.000 pessoas foram participar desse protesto. Até hoje não houve manifestação popular maior do que essa na história brasileira e o mais importante é que toda essa pressão valeu apenajá que foram criadas uma nova constituição em 1988 e finalmente as eleições presidenciais diretas em 1989.




No final do ano de 1879 a capital do Brasil império , Rio deJaneiro, uma das mais violentas manifestações populares da história do Brasil, pouco mais de 5 mil pessoas se mobilizarão para a frente do campo São Cristóvão, para pressionar a diminuição da taxa de umvintém (vinte réis) que era cobrado pelo transporte público que na época eram feito pelos bondes. Devido toda essa pressão, as autoridades e empresas de bonde tiveram que anular o reajuste.

Asrevoltas que acabaram de acontecer, mais especificamente, em junho de 2013 são muito parecidas com a revolta do vintém pois as duas começaram com os motivos de reajustes das passagens dos transportespúblicos. Primeiramente esses protestos de 2013 só queriam abaixar o valor das tarifas mas com grande força das redes sociais começaram a lutar por outros direitos do povo, com grande intensidade nascidades de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, outras pessoas começaram a protestar também devido outro fator que é o abuso de poder das polícias militares e municipais. Rapidamente outros motivossurgiram para que os manifestantes fossem para as ruas como exemplo gastos públicos com esportes e eventos internacionais e corrupção política



No dia 22 de junho de 2013 ocorreu o primeiro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Portugues
  • portugues
  • Português
  • portugues
  • portugues
  • portugues
  • Portugues
  • Português

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!