Português

Páginas: 2 (381 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Escrito por Machado de Assis no ano de 1884, o conto A Cartomante teve sua publicação original na Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro, jornal que circulou a partir de 1875. Porém, pode serencontrado nos livros “Várias Histórias” e em “Contos – Uma Antologia”.
O enredo apresenta o casal Rita e Vilela, que é advogado. Ele reencontra Camilo, um de seus amigos de infância, que contrata seusserviços para tratar dos processos judiciais que envolvem a morte de sua mãe. Porém, Rita envolve-se com Camilo e é criado um triângulo amoroso na história.
Misteriosamente, alguém começa a enviar cartassem identificação para Camilo. Nos bilhetes, alguém o chama de adúltero, o que faz com que Camilo comece a ficar mais cauteloso em relação à Rita. Esta, por sua vez, em dúvidas sobre o amor de Camilo,começa a visitar uma cartomante. Após algum tempo, Vilela envia uma carta para Camilo, em que chama o amigo para ir com urgência até a sua casa, mas não explica o motivo do convite. Preocupado, Camiloindaga a cartomante, que lhe faz uma revelação que pode mudar sua vida.
O tempo em que o conto ocorre é o ano de 1869 e o local é o Rio de Janeiro. O escritor ainda cita local como a Rua da GuardaVelha e a Rua dos Barbonos.
Narrando em terceira pessoa, neste conto, Machado de Assis caracteriza os personagens da seguinte forma: Camilo, rapaz de 26 anos, é descrito como inexperiente e semintuição. Ele trabalha como funcionário público. Já Rita, é apresentada como uma mulher de 30 anos, curiosa, graciosa, tonta e de gestos vivos. Vilela, o marido, é um homem de 29 anos, advogado, que, apesarda idade, aparenta ser mais velho do que Rita. A cartomante é uma mulher de grandes olhos, na casa dos 40 anos, italiana e magra.
O desfecho do conto é bastante pessimista. Em seus primeiros encontroscom Rita e, até mesmo, depois da carta que recebe de Vilela, Camilo crê piamente que o marido não desconfia do romance dos dois. Então, vai até a casa de Vilela. Quando chega, encontra Rita...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Portugues
  • portugues
  • Português
  • portugues
  • portugues
  • portugues
  • Portugues
  • Português

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!