Portugal - Ditadura e Pós-Ditadura

Páginas: 8 (1854 palavras) Publicado: 1 de maio de 2014

Portugal – Ditadura e Pós-Ditadura



Trabalho de:
Rui Garcia nº18
Introdução:
Neste trabalho vou falar sobre como Portugal estava durante a ditadura, o que se passava, também vou falar o que aconteceu depois de a ditadura acabar, as mudanças que existiu.
História:
O golpe desencadeado pelas forças armadas, em 1926, instaurou em Portugal, uma ditadura militar, tal como acontecianoutros países da Europa.
Contudo, a instabilidade política e os problemas económicos persistiram o que fez agravar o défice orçamental e a dívida externa do país. Foi neste contexto de grande instabilidade que o general Óscar Carmona foi eleito Presidente da República em 1928.
Ao entrar na presidência, Carmona convidou António Oliveira Salazar, professor na Universidade de Coimbra, para ministro dasfinanças. Este aceitou o lugar, na condição de supervisionar os ministérios e de ter direito de veto sobre os aumentos das despesas.
Salazar conseguiu aumentar em muito o valor das receitas do país, graças à redução das despesas da Saúde, Educação, dos funcionários públicos e de outras despesas.
Desde logo ele é considerado o salvador da Nação, tendo conseguido um imenso prestígio.
O seu poderincidia em criar um estado forte, que garantisse a ordem, o que não se verificava no período da Primeira República, entre 1910 a 1926.
Para ele um estado forte devia assentar essencialmente no reforço do poder executivo, em que seria o seu chefe. Assim, substituía-se um pluralismo partidário por um partido único e abolia-se os sindicatos livres.
Em primeiro lugar, Salazar, defendia apreservação de valores tradicionais tais como Deus, Pátria e Família, de modo a formar uma sociedade educada e com bons princípios de moral.
O estado forte caracteriza-se ainda pelo imperialismo colonial e nacionalismo económico, à semelhança de Mussolini e de Hitler.
Em 1933, foi nomeado Presidente do Conselho, começando desde logo a preparar o texto da futura Constituição.
A nova Constituição foipromulgada em Abril de 1933 e pôs fim ao período da ditadura militar. Desde então, iniciou-se um novo período de ditadura a que o próprio Salazar chamou de Estado Novo.


Estado novo:
O Estado Novo ou a Ditadura Salazarista é um regime político autoritário, em que o poder legislativo, executivo e judicial estão concentrados no chefe de governo.
Características:
Culto do Chefe: enaltecimento dolíder, que tem sempre razão; através da propaganda oficial, que converteu-o no “Salvador da Pátria”.
Monopartidismo: proibição de todos os partidos políticos, excepto a União Nacional, partido do governo.
Repressão: através da polícia política (PIDE- Polícia Internacional de Defesa do Estado) que perseguia/torturava/matava os opositores; censura aos meios de comunicação social.
Nacionalismo:exaltação da Pátria, nomeadamente na comemoração de datas históricas da nação. 
Criação da Mocidade Portuguesa: organização juvenil criada em 1936 com o objectivo de inculcar na juventude os valores patrióticos e nacionalistas do Estado Novo; inscrição era obrigatória entre os 7 e os 14 anos.
Defesa de valores tradicionais: “Deus, Pátria, Família”, para formar um sociedade obediente.Corporativismo: associações de trabalhadores e patrões (corporações), de forma a evitar revoltas sociais e submeter os interesses individuais aos da Nação; substitui os sindicatos livres, e abrangiam todas as actividades económicas/sociais/culturais; destacaram-se os seguintes:
sindicatos nacionais, grémios, Casas do Povo, Casa dos Pescadores
hospitais e misericórdias
universidade e agremiaçõescientificas e técnicas.
Colonialismo: assumiu grande importância para o Estado Novo a nível político e económico, porque
demonstravam grandeza da pátria portuguesa (afirmação nacionalista)
permitiam acesso a matérias primas baratas para a indústria (algodão, café, minérios)
funcionavam como mercados para escoar a produção


Organismos de defesa do estado:
PIDE
Legião Portuguesa
Mocidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ditadura e pós ditadura militar
  • Ditadura Em Portugal
  • Portugal e a ditadura salazarista
  • Pré e pós ditadura
  • Presidentes pós Ditadura
  • pós-ditaduras no cone sul
  • Governos pós ditadura
  • PORTUGAL: DA 1ª RÉPUBLICA À DITADURA MILITAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!