Portos

Páginas: 15 (3676 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013

1. INTRODUÇÃO
Durante os últimos dois séculos, particularmente até meados do século XX, a competição entre os portos era mínima, e seus custos relativamente insignificantes em comparação aos custos dos transportes terrestre e oceânico. Como resultado, havia poucos incentivos relacionados com o aumento da eficiência portuária.
Actualmente desenvolvimento portuário tem sido utilizado comoimportante elemento estratégico para o crescimento económico em várias partes do mundo. Embora muitos planeadores e universitários aceitem a noção tradicional do porto como porta de entrada, alterações nas condições políticas e económicas mundiais vêm provocando mudanças na estratégia de actuação dos portos.
O surgimento de contentores no cenário de transporte mundial possibilitou mais agilidadeem todo processo, reduzindo tempo de entrega e utilizando o transporte multimodal. Os portos tiveram que se modernizar e adequar sua forma de actuação à nova realidade da distribuição internacional (Containerization International, 1999).
Dentro deste novo segmento, uma nova visão caracterizada por um sistema integrado de portos concentradores e alimentadores, o porto assume parte de uma cadeialogística global, que envolve desde a colecta da mercadoria no exportador até sua entrega no destino final. Os principais benefícios são notados na diminuição dos custos logísticos e melhoria do nível de serviço durante as transacções de comércio internacional.

2. OBJECTIVO
Neste presente trabalho procura-se analisar a estratégia de funcionamento e actuação dos portos concentradores de cargadentro de uma rede logística internacional, enfatizando o surgimento do serviço portuário com maior valor agregado. Para isso, serão discutidos os elementos contemplados na formação destes portos, tornando-os capazes de executar suas novas funções com eficiência e qualidade de modo a dotar o estudante conhecimentos inerentes ao modo de funcionamento dos portos, desde a sua organização, capacidade deimportação e exportação dos mesmos.
3. PORTOS
Define-se porto como sendo o local onde é feito o transbordo de passageiros ou cargas, das embarcações para a terra firme, baseando-se sempre a ideia da existência de meios que facilitem este transbordo. Classificam-se como porto as reentrâncias da costa (baías, cabos, enseadas, estuários) ou ilhas que possibilitem abrigo às embarcações.
Alémdisso, para que estes locais sirvam de porto a um determinado tipo de embarcação, é necessário também que haja profundidade compatível com o seu calado, tranquilidade das águas, acessos terrestres e marítimos, vias de circulação, faixas de cais para atracação, áreas para armazenagem horizontal e vertical, como armazéns, silos, galpões e tanques, áreas para pátios e circulação de veículos, ligaçõesrodo/ferroviárias, espaço para instalações administrativas, estacionamento de veículos, de controlo para saída e entrada, sendo a mais importante dessas facilidades, a obra de acostagem, que mantém o navio imóvel junto à costa durante as operações.

3.1 Os portos podem ser:
Totalmente artificiais: quando mesmo faltando as condições mínimas de abrigo e acesso, por motivos económicos há interesse emse fazer o transbordo de cargas ou passageiros num determinado ponto. Nestes casos, devem ser feitas obras destinadas a obter abrigo, os “quebra-mares” Ex:. (Tubarão-ES, Ilhéus e Salvador-BA, Mucuripe-CE) ou garantir o acesso das embarcações Ex:.(Rio Grande-RS, Itajaí- SC).
Naturais: onde o abrigo e o acesso são oferecidos pela Natureza, Ex: (Santos, Rio de Janeiro, Itaqui, Nova York, Lisboa,etc.). Algumas vezes, o abrigo natural não é suficiente para navios acima de um certo porte, tornando necessário a implementação de obras de protecção (Recife-PE).
O mais antigo porto completo conhecido, onde se encontram todos os órgãos necessários às operações portuárias (quebra-mar, cais, terraplenos, armazéns, etc.), além de protecção militar, é o de Faros, no Egipto, pequena ilha perto de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • portos
  • portos
  • Porto
  • Portos
  • Portos
  • porto
  • Portos
  • Portos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!