Porto de santos não consegue receber navios de última geração por conta do tamanho do calado.

Páginas: 14 (3371 palavras) Publicado: 31 de maio de 2012
Porto de Santos não consegue receber navios de última geração por conta do tamanho do calado.





Bruna Sacchetto Largueza


Gabriella Lara


Jenifer Rodrigues[1]





Ricardo de Martino[2]








Resumo





O porto de Santos, o maior da América Latina, tem que estar preparado para as grandes embarcações que chegam dos países desenvolvidos com as mercadoriasimportados. Esses grandes navios por serem muito grandes muitas vezes ficam incapacitados de navegar pelo porto de Santos devido ao seu calado. O que causa isso é devido à profundidade do canal de navegação do porto e muitos dos grandes navios precisam procurar outros portos brasileiros, ou usar mais que um navio para a entrega do produto no seu destino final. Um problema como esse se resolvido, nostornaria um porto mais atrativo.





Palavra chave: Santos. Importação. Exportação. Calado. Roterdã. Infra-estrutura.





Abstract





The port of Santos, the largest in Latin America, and have to be prepared for the big ships that come from developed countries with goods imported. These big ships are very large and very often are unable to navigate through the port ofSantos, which is not deep enough. Many of these big ships must look for other Brazilian ports, or use more than one ship to delivery the product to the final destination. If this problem was solved, we will become a more attractive port.





Keywords: Santos. Imports. Export. Draft. Rotterdam. Infrastructure.





Problema: A profundidade do canal de navegação do porto de Santos não permiteque os navios de grande calado atraquem no mesmo, gerando gastos adicionais ao importador/exportador com multas pela demora na entrega devido ao congestionamento nas vias de acesso e também com navios pequenos para levar a carga até um porto onde suporte o calado.








Introdução





Já faz alguns anos que o Brasil enfrenta dificuldades de melhoria em seus portos, sem receberinvestimentos do governo, acaba causando grandes dificuldades na hora da exportação e importação.


Com o crescimento do Comércio Exterior no país, o essencial seria uma melhoria nos nossos portos, principalmente no porto de Santos, que mesmo sendo o maior porto da América Latina não é um porto modernizado capaz de receber todos os tipos de embarcações.


O que está acontecendo é que nãoestá havendo investimentos nesse setor, de modo que o os portos não estão conseguindo acompanhar o crescimento acelerado do comércio internacional brasileiro. Um problema que podemos citar que está dificultando nesse processo é a profundidade do canal de navegação no porto de Santos, devido a isso o Brasil não consegue receber navios de última geração que podem suportar grandes toneladas de produtosdevido ao seu calado.

O porto de Santos, que corresponde a ¼ de toda a exportação e importação do Brasil, com essa deficiência na sua estrutura causa transtornos para as suas embarcações importadas, pois muitos navios são obrigados a procurar outros portos que são mais profundos para conseguirem navegar e para poder desembarcar suas mercadorias. Com a falta desse tipo de estrutura no nossoporto, nos traz pontos negativos, e fazem com que o porto de Santos se torne menos atrativo.

1. A capacidade do calado no porto de Santos

Nascido desde a colonização,e passado por grandes transformações, o porto de santos localizado no centro de Santos em São Paulo é responsável por 50% do PIB brasileiro e considerado o maior porto da America latina, porem enfrenta vários problemas nainfra-estrutura.
O porto de santos não possui capacidade suficiente para receber navios de grande porte, esse problema deve-se ao tamanho do calado dos navios, assim chamado a profundidade do ponto mais baixo da proa e da poupa da embarcação, ou seja, é o espaço ocupado pelo navio dentro da água, esse problema influencia diretamente a capacidade do carregamento terminais, tipos de carregamento e no custo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão ecossistêmica da entrada e saída de navios no porto de Santos
  • Contas a receber
  • contas a receber
  • Navio e porto
  • contas a receber
  • contas a receber
  • Contas a receber
  • Contas a receber

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!