portiolio literatura brasileira

1544 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
UAB- UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO: LETRAS_ PORTUGUÊS
DISCIPLINA: LITERATURA BRASILEIRA IV
TUTORA: SOLANGE
DISCENTES: SANDRILEIDE SALDANHA _ RAIANE DIÒGENES

ATIVIDADE DE PORTIFOLIO
Ensaio do romance Nove Noites de Bernardo Carvalho.

Nove noites é um romance que traz como tema principal o suicídio do antropólogo americano Buell Quain. Trata-se de uma história intrigante, que promove a inquietação e desconfiança de seus narradores e leitores.
A partir de um artigo de jornal, ao tomar conhecimento da história por acaso, o narrador desse romance resolve investigar as razões do suicídio, após sessenta e dois anos depois. A morte do antropólogo torna-se o ponto de partida da narrativa.
A primeira narrativa, escrita em itálico, é feita por um narrador – personagem, um engenheiro – sertanejo, morador de Carolina, que tornou-se amigo do antropólogo. Esse narrador deixa uma espécie de carta-testamento, endereçada a um antigo “amante-amigo” de Quain cuja chegada é esperada. A carta-testamento representa a primeira metade da narrativa que foi escrita em meados dos anos 40, quando o engenheiro relembra as “nove noites” em que passara junto com Buell. São nove noites que compreendem um intervalo de cinco meses desde o dia em que se conheceram até a última viagem à aldeia Krahô. A segunda narrativa é feita pelo narrador-repórter que conduz um trabalho de pesquisa e investigação no intuito de descobrir a verdade sobre o suicídio de Buell Quain. Para chegar àverdade ele não mede esforços na busca de pistas que possam ajudá-lo a montar esse quebra-cabeça e desvendar esse mistério. Ele viaja para a aldeia indígena, misturando-se aos índios e para os Estados Unidos tentando encontrar indícios que possam orientá-lo na sua investigação.
Na narrativa do engenheiro temos conhecimento de que Buell Quain, seu amigo,morrera na noite de 02 de agosto de 1939, aos vinte e sete anos. Foi um suicídio muito violento, pois o antropólogo se

Relacionados