PORTIFÓLIO

5704 palavras 23 páginas
Teoria de Mercado de Capitais.

A compra e venda de títulos negociados, representadas pelas ações das empresas, é organizada em bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas chamado de mercado de capitais. Os preços de venda das ações são sustentados pelas informações disponíveis acerca de suas empresas e estão intimamente ligada ao risco oferecido por esta. A Teoria da Hipótese do Mercado Eficiente (HME) defende que o investidor, a partir das informações concedidas, não tenha a possibilidade de retorno com ganhos em excesso.
A teoria embasa-se em deficiências encontradas devido a assimetria informacional, pois os mercados não são completamente controláveis, deixando, assim de serem eficientes. A assimetria da informação, provocada pelo fornecimento de informações privilegiadas torna o mercado, onde esta empresa atua, ineficiente. Pesquisas apontam para algumas anomalias no movimento das ações, tais como efeito dia da semana, efeito segunda-feira, de virada do mês, efeito tamanho e mês do ano.
Palavras chaves: Eficiência de Mercado; Comportamento dos Mercados e
Mercado Brasileiro.
O contexto macroeconômico e regulatório tem desenvolvido o Mercado de capitais brasileiro que, a partir da década de 1990, com estabilização da economia e a abertura comercial, segundo Peixoto Santiago tornou o país mais atraente para os investimentos estrangeiros na bolsa brasileira .
O processo regulamentar do mercado de capitais busca a Produção de simetria de informações, buscando negociações transparentes e preços das ações justos, o que caracteriza um mercado eficiente . A transparência e imparcialidade das informações das empresas e da economia tem sido uma constante, pois a confiança dos investidores é parte do alicerce do mercado de capitais. Segundo Fama e Miller (1973), um mercado é chamado eficiente quando os preços de seus títulos refletem integralmente todas informações disponíveis naquele momento.
O

Relacionados