PORTIFÓLIO MEMORIAL DE FORMAÇÃO

651 palavras 3 páginas
A história da minha educação

Faço minhas as palavras de Paulo Freire: “Toda educação deve contribuir para transformação.”
Assim vou tentando deixar minha contribuição, buscando e sentindo a necessidade de fazer algo em beneficio daqueles que anseiam por uma transformação e por uma educação digna.
Transcrevo aqui parte da minha história, que foram relevantes na minha trajetória educacional e na transformação pela qual me identifico hoje.

Minhas origens
Nasci em 25 de outubro de 1995, a cidade de Itumbiara, no estado de Goiás. Sou a sexta filha de sete filhos dos meus pais. Meus pais não tinham formação, sabiam ler escrever, mas fizeram de tudo para dar estudos aos sete filhos.

Minha trajetória escolar

Comecei estudar aos nove anos de idades, na verdade aos sete anos, pois naquela época se fazia a certidão de nascimento dos filhos quando os mesmos já estavam grandes, e na hora de passar a data se confundiam e passavam a data de nascimento errada, e lá se foram dois anos de minha vida, sem eu te – los vivido, o ano do meu inicio na escola foi 1976
A escola se chama Ermelindo Félix de Miranda, mas naquela época se dizia somente “grupinho” ou “grupo”, não sei o porque. Nela estudei até a quarta série, que terminou no ano de 1979. As carteiras naquela época eram conjugadas, se conversassem em sala de aula, o castigo era ficar de pé na frente do quadro ou atrás da porta, naquela época tinha professora que era mais rígida colocava a criança de braços abertos ou de joelhos, ou sentava menino com menina, porque aí ninguém conversava.
Tenho recordações boas de quando estava aprendendo a ler minha cartilha “ Caminho Suave”, a autora eu não me lembro o nome.
Em 1980 mudei de escola, pois a anterior era só o primário, fui estudar no Colégio Municipal Floriano de Carvalho, período de quinta a oitava série.
Meu maior orgulho foi que naquele ano tinha que fazer exame de seleção para estudar naquela escola. Éramos quatro garotas e a única que passou fui eu.

Relacionados