PORTIFÓLIO INDIVIDUAL

500 palavras 2 páginas
1 INTRODUÇÃO
A evolução da gestão de Recursos Humanos desde a Era Clássica até os dias atuais (Era Clássica, Neoclássica e da Informação).
A era da industrialização classica esta compreendida no periodo após a revolução industrial. O trabalhador passa a ser empregado e ganhar pelo seu trabalho. É a partir deste momento que a necessidade de superar os desafios impostos pela nova forma de produção leva ao desenvolvimento de estudos cientificos sobre a maneira como as organizações integram seus recursos na busca de uma maior produtividade. Sendo assim o desenvolvimento da area de recursos humanos acompanhou essas mudanças, uma vez que a força de trabalho é um dos principais recursos das organizações. Com a consolidação industrial se configura um "mercado de trabalho" em que, diferentemente do sistema artesanal, no qual se vendial produtos, vende-se agora "capacidade de trabalho", quando os fabricantes locais se convertem na unica fonte de emprego, cria-se uma dependencia do trabalhador perante o empresario. por outro lado ocorre um empobrecimento da tarefas realizadas pelo operario, que são cada vez mais especializadas, o que acarreta uma piora na qualidade de vida. É nesse contexto que a questão social vem a tona com toda a força, fazendo surgir a necessidade de uma ciencia social que explicasse o que estava ocorrendo no campo das relaçoes humanas.
Devemos enterder que as grandes transformações no contexto socioeconomico não acontecem da noite para o dia e de forma isolada, elas são um processo em resposta às demandas impostas pelo ambiente e pelas necessidades dos individuos de uma sociedade.
O mercado era estável e as mudanças aconteciam de forma lenta e previsível. Dessa forma as empresas buscavam trabalhar dentro das estruturas fixas e eram vistas como um sistema fechado, como máquinas e os funconários como apêndices dessas maquinas. Com oa estudos cientificos de Taylor houve a preocupação em colocar a pessoa certa no lugar certo, para tanto era

Relacionados