PORTIFOLIO

3230 palavras 13 páginas
Londrina
2014

O PROCESSO MIGRATÓRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO VALOR DO TRABALHO, REMUNERAÇÃO E RENDA.

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I, Sociologia, Ciência Política e Filosofia.

Prof.ª Rosane Malvezzi, Sergio Goes e Wilson Sanches.

Londrina
2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. PERFIL MIGRATÓRIO DO SÉCULO XXI 5
2.1. INFLUÊNCIA DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E DOS POLOS EDUCATIVOS NA MIGRAÇÃO ATUAL 6
2.1.1. AS PERSPECTIVAS MIGRATÓRIAS COM BASE NAS DIFERÊNCIAS REGIONAIS DE RENDA E SALÁRIO 8
2.1.1.1. POLÍTICAS MIGRATÓRIAS E POLÍTICAS SOCIAIS NO TRATO COM MIGRANTES INTERNACIONAIS 9
2.1.1.1.1. NOVOS DELINEAMENTOS DE POLÍTICAS E O LADO INSTITUCIONAL 10

3. CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta a produção textual em grupo do 2° semestre do curso de Serviço Social, com o objetivo de aplicar os conceitos apresentados, por meio de um estudo aprofundado sobre o assunto proposto. O intuito foi de melhorar nossos conhecimentos na área de Serviço Social, tendo o prazer de aprender mais sobre o processo migratório e suas influencias na construção do valor do trabalho, remuneração e renda.
Com o desenvolvimento do processo migratório no século XXI ocorreu mudanças constantes no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em questão ao aumento de migrantes em busca de estabilidade financeira e melhoria de vida, através do crescimento econômico no Brasil onde as ofertas de empregos ofertados diariamente chamaram atenção dos trabalhadores rurais ou de cidades do interior do Brasil e de pequenos países pobres a quererem mudar de vida. Os estados mais afetados com a migração foram o Rio de Janeiro e São Paulo onde a busca de emprego e maior.
Na atualidade a globalização

Relacionados