PORTIFOLIO

1580 palavras 7 páginas
Portifólio1

Raimundo Nonato Pereira Sales

Bragança Paulista
2015

Portifólio1

Trabalho apresentado a Disciplina de Bioquímica, Docente Especialista Maria Isabel da Silva, no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.

Bragança Paulista
2015

Introdução:

Com base nas leituras das Unidades 1 e 2, responda às questões a seguir:
1) Escolha três compostos orgânicos e três inorgânicos e descreva suas características químicas e suas funções na célula animal.
2) Faça uma pesquisa sobre a importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano, explique como funciona o sistema-tampão e qual é seu papel na atividade física.
3) Faça um documento contendo essas informações e insira no final dele as Referências Bibliográficas utilizadas (de acordo com as normas da ABNT). Após a elaboração desse documento, poste-o no Portfólio.

Respostas: 1) Os compostos orgânicos são formados por cadeias de átomos de carbono ligados entre si ou a outros elementos químicos.
Os compostos orgânicos naturais são os encontrados nos tecidos dos vegetais e animais. Entre as substancias orgânicas mais conhecidas estão os carboidratos, as proteínas e os lipídios.
Falarei um pouco sobre os três:
Carboidratos: de formula Cn (H2O)n. Estão presentes no corpo como monossacarídeos (carboidratos simples) e dissacarídeos (duas moléculas de monossacarídeos). São responsáveis pelo fornecimento de energia para a célula animal. Possuem também as funções de: reserva alimentar, sustentação, revestimento e proteção. A quantidade de carboidratos da dieta determina como as gorduras serão utilizadas para suprir uma fonte de energia imediata. A celulose e outros carboidratos indigeríveis auxiliam na

produção do bolo fecal. Estimulam os movimentos peristaticos do trato gastrointestinal e absorvem água para dar massa ao conteúdo intestinal.
Durante a atividade física, fornecem energia necessária para a execução

Relacionados