PORTIFOLIO

577 palavras 3 páginas
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO................................................3

2. DESENVOLVIMENTO.....................................4

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................6

4. REFERÊNCIAS...............................................7
1 INTRODUÇÃO

No que diz respeito aos movimentos sociais no país, sabe-se que a luta por direitos e a cobrança por melhorias é o ponto principal destes movimentos, de um protesto contra o aumento da passagem dos ônibus a temas pouco discutidos, esses movimentos vem ganhando força e se organizando cada vez mais.

2 DESENVOLVIMENTO
As manifestações tem sido a única forma de mostrar a indignação da população com o governo e os serviços públicos. Os movimentos populares que percorrem o país vêm sendo uma constante.
No primeiro semestre de 2013, uma série de manifestações populares ocorreu nas ruas de centenas de cidades brasileiras. inicialmente surgiram para contestar os aumentos nas tarifas de transporte público, principalmente nas principais capitais. Foram as maiores mobilizações no país desde as manifestações pelo impeachment do então presidente; Fernando Collor de Mello em 1992.
As manifestações no Brasil seguiram o mesmo processo de "propagação viral" de protestos em outros países, como a Primavera Árabe, no mundo árabe, Occupy Wall St, nos Estados Unidos, e Los Indignados, na Espanha. O governo vem tentando conter esses movimentos com medidas “paliativas”, mas sem sucesso, pois tais medidas não atendem aos anseios da população.
As manifestações geralmente são organizadas online, através da rede social Facebook, mas principalmente via Twitter. Ha quem considere que as manifestações não tem uma direção propria, porque sem um caminho certo a traçar, não conseguira atingir um objetivo concreto. Em um primeiro momento, porém, alguns objetivos foram alcançados. Tal como mencionado, medidas paleativas foram tomadas, como: redução da tarifa de

Relacionados