portifolio

Páginas: 10 (2468 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2014










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3. CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma breve composição sobre a seguridade brasileira, com ênfase nos assuntos que permeiam a política deassistência social e com um enfoque maior nas especificidades da proteção social. As formas como as famílias demonstram uma certa necessidade de intervenção por meio de outrem, onde vem a ser o campo de atuação do profissional do Serviço Social.
Como está dividida e PSE – Proteção Social Especial – e suas técnicas, métodos, usuários, os serviços oferecidos e prestados no âmbito do Serviço Socialtambém são assuntos dos quais trataremos adiante.
A importância da Assistência Social e seus projetos são indiscutíveis, pois trata a família de maneira a reintegrá-las à vida comunitária da sociedade visando também o fortalecimento de seus vínculos familiares.

2 DESENVOLVIMENTO
A Assistência Social é uma política que junto com as políticas setoriais, considera as desigualdades socioterritoriais,visando seu enfrentamento, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender à sociedade e à universalização dos direitos sociais. O público dessa política são os cidadãos e grupos que se encontram em situações de risco e vulnerabilidade. Ela significa garantir a todos, que dela necessitam, e sem contribuição prévia a provisão dessa proteção.
Como a LOAS – Lei Orgânica deAssistência Social – declara, em seu artigo primeiro que: “a assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas”.
Uma nova perspectiva sobre a Assistência Social brasileira émarcada pela Constituição Federal de 1988. Integrada à área da seguridade Social, foi regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social em dezembro de 1993, como política social pública juntamente com a saúde e a previdência social formando o tripé da seguridade social brasileira. A partir deste ponto, a assistência social adquire uma nova concepção, despindo-se de suas visões anteriores sobre asociedade como um todo e o dever da assistência social frente essa sociedade, transferindo-se para um novo campo: o campo dos direitos, da universalização dos acessos e da responsabilidade e dever do Estado.
Assim, a LOAS cria uma nova matriz para a política de assistência social, inserindo-a no sistema do bem-estar social brasileiro concebido como campo da Seguridade Social, configurando otriângulo juntamente com a saúde e a previdência social. A Política de Assistência Social permite a padronização, melhoria e ampliação dos serviços de assistência no país, respeitando as diferenças locais.
Historicamente, toda a seguridade social foi compreendida como acesso aos benefícios da Previdência Social, pois esta era a política, a única política que garantia proteção aos trabalhadores, aosdireitos previdenciários e a saúde, ou seja, apenas os trabalhadores contribuintes da previdência poderiam acessar os serviços públicos de saúde. A assistência social brasileira, por exemplo, antes da Constituição Federal de 1988, não podia ser mais aceita, pois apresentava divergências na forma como sua prática era manipulada, relacionada à filantropia e à caridade religiosa denominadaassistencialista, como afirma Pestano:
O histórico da Assistência Social, antes de se tornar uma política pública, é caracterizado pelo assistencialismo, pelo clientelismo, pela caridade, pelo voluntariado e estes sentidos ainda estão presentes no cotidiano desta política (PESTANO, 2006)

2.1.1. PROTEÇÃO SOCIAL
A inserção na Seguridade Social aponta, também, para seu caráter de Política de Proteção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • portifolio
  • portifolio
  • portifolio
  • portifolio
  • portifolio
  • portifolio
  • portifolio
  • portifólio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!