portifolio

Páginas: 15 (3682 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA
PROFISSIONAL – MATERIAIS DIDÁTICOS










BRAGANÇA
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER

LAYANA SANTOS GONÇALVES, RU: 937777, TURMA: 2013
ANA CÉLIA MIRANDA PANTOJA, RU: 937782,TURMA: 2013
GLEBESON RICARDO R. MAIA , RU: 924847, TURMA: 2013
JOEDISON PADILHA DO VALE, RU:942231, TURMA:2013




RELATÓRIO DEPESQUISA E PRÁTICA
PROFISSIONAL – MATERIAIS DIDÁTICOS




Relatório de Pesquisa e Prática
Profissional – Materiaisdidáticos apresentado a UTA – Educação
Ciência e Tecnologia, no curso
de Pedagogia a Distância do Centro
Universitário Internacional UNINTER.
Tutor Local: Carlos Admar Ferreira Silva
Filho.
Centro Associado: Bragança.BRAGANÇA – PA
2013
1-INTRODUÇÃO
Este trabalho é resultado do estágio “Pesquisa e Prática Profissional da UTA – Materiais Didáticos” desenvolvido em ambiente formal de educação, e tem com objetivo observare investigar a importâncias dos recursos didáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem, compreender a atuação profissional, analisando a prática e a confecção desses materiais, bem como a relação entre professor, aluno e os materiais utilizados em sala de aula, haja vista que, a utilização desses recursos facilita a aprendizagem e tornam as aulas mais prazerosas. Assim, serãoinvestigados, refletidos e analisados todos os que fazem parte desse processo educativo. Desse modo, o Estágio é um momento propício para verificarmos como se dá o processo de ensino-aprendizagem utilizando materiais didáticos e relacionar a teoria com a prática. Não é um momento para avaliar nem julgar o trabalho dos profissionais da educação, como defende Bellardo (2009), mas de pensarmos na eficácia doensino e de como devemos utilizar esses materiais para que possamos obter resultados positivos, de maneira que, haja interatividade entre professor, aluno e o ambiente escolar. O espaço estagiado foi uma escola de Ensino Fundamental e Médio de Educação Regular, e de Educação de Jovens e Adultos (EJA), localizada em área urbana.
Para a construção deste relatório foi realizada as seguintesetapas: primeiro assistimos as teleaulas teóricas sobre pesquisa e recursos didáticos, onde nos foi orientado como proceder na realização do estágio em ambiente formal de educação. Depois partimos para a escolha do espaço estagiado, e seguimos toda a parte burocrática, com a entrega de documentos à escola, que nos deu permissão para realizarmos o estágio. Após esta etapa, começamos, então, a observaçãoparticipativa no ambiente estagiado. No primeiro dia, fizemos a entrevista com 05 professores pedagogos, atuantes na escola que nos relataram sobre a aplicabilidade o funcionamento e os benefícios desses recursos no ambiente escolar.
Este trabalho está dividido em três itens: introdução, item este que apresenta brevemente o assunto abordado no relatório; desenvolvimento, onde estão explicitadasalgumas concepções teóricas sobre recursos didáticos, e as informações sobre o resultado do estágio; e considerações finais, na qual fazemos as nossas reflexões e avaliações acerca do trabalho desenvolvido nesta disciplina.

2 – RECURSOS DIDÁTICOS: Aliados para uma Educação de Qualidade

2.1 – ALGUMAS CONCEPÇÕES SOBRE RECURSOS DIDÁTICOS

Para realizar a nossa pesquisa em ambiente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • portifolio
  • portifolio
  • portifolio
  • portifolio
  • portifolio
  • portifolio
  • portifolio
  • portifolio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!