PORTIFOLIO E ITERATURA BRASILEIRA AULA 4

494 palavras 2 páginas
1. Que tem a ver a rigorosa fiscalização portuguesa no Brasil colonial com a literatura que se produzia no período?
:Que a literatura brasileira os escritores foram influenciado pelos portugueses e a coroa, as ideias literárias foram praticamente portuguesas .
2. Que relação se estabelecia entre a elite cultural brasileira e o Iluminismo?
:A elite cultural se dava com a minoria da época, assim se espalhou nas ideias iluministas .
3. Defina com suas palavras os termos Neoclassicismo, Arcadismo e Iluminismo.
:Neoclassicismo:novas classes que defendia a utilização das técnicas e o de desenho e obras como foco para o inicio de uma pintura ou arquitetura que ra usadas até para o mercantilismo.
Arcadismo: Conhecido também como Neoclacissismo, movimento que compreende a produção literária brasileira. O nome faz referencia à Arcádia, região do sul da Grécia. Iluminismo: a era das luzas esse movimento é espalhado por todo o mundo com novas formas de ver a vida da burguesia , uma de suas principaiscaracterísticas é que era antimercantilista, anticlero e antiabsolutismo. O homem pensante agora passa a defender seus ideais.
4. Quais são os temas mais comumente explorados pelo Arcadismo?
:Exploração do tema clássico do carpe diem;
.crítica à vida nos centros urbanos;
.idealização da mulher amada;
.valorização da cultura Greco romana;
.pastorlismo/Bucolismo;

5. Em que consiste a despersonalização do lirismo?
:Despersonalização do lirismo consistente na poesia lírica, expressão as emoções e da subjetividade que denota um poeta individualista. Um dos reurso para a despersonalização do lirismo foi à utilização de temas e personagens antigos, e outro ponto abordado foi a utilização e adoção de gêneros, espécies tradicionais.
6. Que é delegação pastoral, e qual é seu objetivo?
:Nesse sentido, as convenções bucólicas próprias do Arcadismo, como a poesia pastoril e a delegação pastoral, atuam como atenuantes da expressão individual. A delegação pastoral consiste em se eleger um

Relacionados