PORTIFOLIO UTA INCLUSÃO

1625 palavras 7 páginas
A EDUCAÇÃO FÍSICA E O ESPORTE NA ESCOLA

FINCK. Silvia Christina Madrid. A Educação Física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação. Curitiba: Ibpex, 2º edição, 2011.
Questões Práticas para a atividade de Portfólio:
Questão 1
Considerando a Educação Física no espaço escolar, ou seja, o universo que envolve a Educação Física que evoluiu no âmbito do ensino, as atividades podem se desenvolver, dependendo da abordagem aplicada pelos professores. Dentro do panorama escolar da educação física,
Considerando as abordagens pedagógicas que auxiliam no desenvolvimento da prática desportiva, a autora concebe 5 tipos de abordagens: a Abordagem do Ensino Aberto, a Sistêmica, a Crítico Superadora, a Crítico - Emancipatória e a Abordagem dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Considerando essas 5 abordagens, faça uma entrevista com professores do ensino fundamental e médio, indagando com qual tipo de abordagem ele se identifica, e após a entrevista, descreva sobre qual abordagem é a preferida na opinião desses professores.

Questão 2
Faça uma entrevista com professores e equipe pedagógica, de uma escola de sua região, conforme o roteiro das perguntas a serem respondidas.
a) Para esses profissionais, quais são as possibilidade educacionais e pedagógicas aplicáveis na Formação dos alunos de hoje?

Desenvolver no aluno a conscientização de que a pratica de esportes ajuda na melhor a coordenação motora disposição física mental de sua saúde e a valorização do esporte.

b) Quais argumentos você apresenta a favor do esporte no desenvolvimento da criança/adolescente?

As atividades realizadas visam o desenvolvimento das capacidades orgânicas e da estética, objetivando a adaptação do individuo ao processo produtivo.

c) Descreva como os meios de comunicação influenciam a prática do esporte.
Podemos dizer que o individuo é participante do processo de comunicação que se estabelece. Centralizando na relação da recepção com os efeitos da mensagem sobre o

Relacionados