PORTIFOLIO UNOPAR movimento sem terra

Páginas: 7 (1657 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015





































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO...............................................................................................4

3 Conclusão................................................................................................................8

4Referencias..............................................................................................................9



1 INTRODUÇÃO
O tema abordado neste projeto tem por objetivo demonstrar, depois da pesquisa bibliográfica o processo de surgimento e desenvolvimento do Movimento Social dos Trabalhadores Rurais sem Terra, conhecido como MST, passando pelos avanços e retrocessos, conquistas e limites chegando se à sua contemporaneidade.
Aslutas e reivindicações se desenvolveram no país desde o séc. XX, mas somente na década de 70 que os movimentos assumem maior intensidade. Nessa mesma década inicia se uma série de reivindicações e lutas para conquistar o que haviam perdido no processo de desenvolvimento: a terra. Na necessidade de organização para a tomada de decisão sobre os rumos que o movimento seguia, as tomadas de decisões enegociações com o poder público, nasce então, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST. O movimento expandiu se e tomou dimensão nacional e atualmente se encontra organizado em vinte e três estados da dimensão nacional.



















MOVIMENTO SEM TERRA



Na Constituição de 1988, apesar dos ruralistas terem imposto emendas que caracterizaram como um retrocesso em relação aoEstatuto da Terra, o movimento conseguiu uma importante vitória. Segundo os artigos 184 e 186 referem-se à função social da terra e determinam que, ao ser violada, a terra será desapropriada para fins de Reforma Agrária.
Com base na importância a partir da escolha metodológica, foram selecionados os seguintes instrumentos para a constituição deste estudo: a coleta de dados secundários atravésde pesquisas bibliográficas e analise da Constituição Federal de 1998.
Com base na referencia de GOlLDEMBERG, 2007, P. 33- 34 O estudo de Caso não é a única técnica específica, mas uma análise holística, a mais completa possível, que considera a unidade social estudada como um todo seja um indivíduo, uma família, uma instituição ou uma comunidade, com o objetivo de compreendê-los em seuspróprios termos. O Estudo de Caso reúne o maior número de informações detalhadas, por meio de diferentes técnicas de pesquisa, com o objetivo de apreender a totalidade de uma situação e descrever a complexidade de um caso concreto. Através de um mergulho profundo e exaustivo em um objeto delimitado, o Estudo de Caso possibilita a penetração na realidade social, não conseguida pela analise estatística.Segundo DESLANDES e MINAYO, 2010. “A pesquisa qualitativa responde a questões muito particulares. Ela se ocupa, nas Ciências Sociais com um nível de realidade que não pode ou não deveria ser quantificado, ela trabalha com o universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças, dos valores e das atitudes. Esse conjunto de fenômenos humanos é entendido como parte da realidadesocial, pois o ser humano se distingue não só por agir, mas por pensar sobre o que faz e por interpretar suas ações dentro e a partir da realidade vivida e partilhada com seus semelhantes”.
Diante disso, para a compreensão desta realidade, inicialmente foi realizada um estudo bibliográfico, utilizando referencias de acordo com fatos marcantes no eixo histórico do Movimento Sem Terra.
SegundoGOHN, 2010, P.145 ” existe, entretanto, um ponto fundamental no MST. Trata-se do fato de ele ter mudado a pauta de reivindicações dos trabalhadores brasileiros, criando algo mais adequado ao mundo globalizado que vivemos. As reivindicações clássicas dos trabalhadores desde o século XIX diziam respeito a salários e jornada de trabalho. O MST introduziu uma nova agenda à pauta já tradicional dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Portifolio unopar
  • Portifolio unopar
  • PORTIFOLIO UNOPAR
  • Portifolio Unopar
  • Portifólio unopar
  • Portifolio Unopar
  • Portifolio unopar
  • Portifolio unopar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!