Portifolio pedagoia

6056 palavras 25 páginas
O uso do Portfólio é válido tanto pelo aluno quanto pelo professor, sendo separadas por conteúdos/disciplina, áreas de conhecimentos ou períodos. Para o professor é importante para os registros de aula, facilitando para o próximo professor no processo de ensino e aprendizagem; para o aluno é recomendável que elabore seu próprio Portfólio a partir do 6° ano sendo orientado pelo mestre que lhe dará autonomia e este sendo válido para sua avaliação.

O Portfólio é um meio de avaliação formativa, auxiliando o educado na aprendizagem de como organizar e fazer a seleção de seus trabalhos no processo de elaboração e neste trabalho o aluno tem certa autonomia em relação ao processo de avaliação.

2 CONCEITOS GERAIS

2.1 Etimologia.

A palavra etimologia vem do grego étumos (real, verdadeiro) + logos (estudo, descrição, relato) e significa hoje o estudo científico da origem e da história de palavras.
Etimologia é a parte da gramática que estuda a história ou origem das palavras e da explicação do significado das palavras através de seus elementos (morfemas). Estuda a composição dos vocábulos e a sua evolução.

Para entendermos o porquê de algumas palavras serem grafadas com ‘s’, outras com ‘c’, outras com ‘ss’ e outras com ‘sc’, ‘ç’, ‘sç’, sendo que o som é o mesmo (fonema /s/), precisamos recorrer à etimologia, pois só assim saberemos a origem de cada palavra, o significado da sua raiz, a influência de outras línguas que sofreu ao longo do tempo, etc. Por isso é um estudo tão necessário e importante dentro da linguística.
Além de ser muito interessante, a etimologia pode demonstrar origens comuns das palavras, semelhanças entre línguas diferentes, além de facilitar a nossa compreensão de palavras novas para nós, caso conheçamos a sua raiz.
Algumas palavras tem origem em outras línguas, ou foram adaptadas de uma língua para outra como é o caso das palavras ‘beef’ (inglês) que foi adaptada

Relacionados