Portifolio Lilla 2

633 palavras 3 páginas
Idaíres Lima Viana

Formação Social, Histórica e Política do Brasil
Manifestações Populares na Sociedade Brasileira

João Pessoa – PB
Março, 2014

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

IDAÍRES LIMA VIANA

FORMAÇÃO SOCIAL, HITÓRICA DO BRASIL
MANIFESTAÇÃES POPULARES NA SOCIEDADEBRASILEIRA

ORIENTADORA: ANA CRISTINA DE LIMA SANTOS

UNOPAR-JOÃO PESSOA
2014
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
MOBILIZAÇÃO POPULAR
CONCLUSÕES
CONCIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

No primeiro semestre de 2013, levantou-se um grande manifesto, contra o aumento das tarifas de ônibus coletivos. Não permitindo o abuso por parte daqueles que deveriam estar ao lado do povo, exigindo melhores condições na saúde, educação e segurança.
A presidente Dilma Rousseff só veio a se manifestar em 21/06/2013 ás 21hs em cadeia nacional.

MOBILIZAÇÃO POPULAR

O país parece “despertar” com o inicio das manifestações, por motivo do aumento no valor das tarifas de ônibus coletivos em quase todo país, houve relatos de encontros de pessoas que saíram as ruas para exigir o não aumento, apesar de “centavos” como alguns mencionaram, não foi apenas por centavos, mas para mostrar que a população unida pode ir mais além, a união de um povo no mesmo propósito contra a politicagem abusiva de nosso país.
A internet se tornou um espaço de encontros e reuniões, onde todos podiam se expressar a respeito do que se passava no que dizia respeito a políticos e suas emendas abusivas e se informando dos acontecimentos no parlamento.
Foi então que grandes manifestações tiveram inicio em redes sociais, reunindo estudantes e trabalhadores pela luta por direitos de interesse público.
Houve grande repercussão deste fato, a população conseguiu a redução da tarifa, mais não ficou por aí; o povo saiu em protestos pelos gastos exagerados de políticos com a Copa do Mundo, corrupção e péssima qualidade de ensino e saúde.
Lembramos que em

Relacionados