Portifolio individual

Páginas: 7 (1530 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
HISTÓRIA

ROBERTO JOSÉ PEREIRA BEZERRA






FORMAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DOS
ESTADOS MODERNOS











Castanhal-Pa

2012
ROBERTO JOSÉ PEREIRA BEZERRA







FORMAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DOS
ESTADOS MODERNOS


Trabalho apresentado ao Curso de história da UNOPAR — Universidade Norte do Paraná, para a disciplina, povo,cultura e religão, História moderna II,História do Brasil II; História da AméricaII.

Prof. Ms. Clodoaldo.










Castanhal-Pa
2012
FORMAÇÃO E A CONSOLIDAÇÃO OS ESTADOS MODERNOS
Roberto José
A Europa e as conseqüências advindas do Estado Moderno

As bases de formação dos Estados Modernos remontam ainda à Época Medieval, no período conhecido como Baixa Idade Média (séculosXI-XV). Os Estados Nacionais evidenciaram características próprias no seu processo de construção e se consolidaram em tempos diferenciados. Enquanto a França e a Inglaterra em meados do século XV possuíam fronteiras definidas e governo próprio, a Itália e a Alemanha ainda eram fragmentadas, só vindas a se construir como unidade política no terceiro quartel do século XIX.
"Entre osséculos XVI e XVIII, consolida-se na Europa Ocidental uma nova arquitetura da sociedade que se compõe dos seguintes aspectos: capitalismo comercial, política mercantilista, sistema colonial, sociedade estamental, Estado Absolutista, intolerância religiosa, racionalização e laicização cultural. O Estado Absolutista é o traço marcante desse conjunto e seu elemento unificador simbolizando esse período queficou também conhecido como Antigo Regime. Nele, o soberano exerce o poder de forma autocrática, sustentado em condições materiais e numa tradição mística originária da Idade Média. Não se trata, pois, meramente de uma época de transição entre o Estado Feudal e o Estado Burguês que nasceria da Revolução Francesa no século XVIII. Correspondem as forças sociais e culturais claramente definidas naépoca moderna".

O Estado absolutista, surgido da aliança entre rei e burguesia, concentrava todo o poder nas mãos do rei que era, praticamente, a encarnação desse Estado na sua figura. O monarca, que recebia financiamentos da burguesia, tinha como tarefa criar um ambiente propício aos negócios da classe burguesa tal como a abertura de estradas, a criação de moeda única, a unificação de pesos emedidas, a garantia de decisões jurídicas justas, etc.
O estado, nesse sentido, era fortemente interventor na vida social. Mas como podemos perceber o estado procurava harmonizar os interesses das elites, da burguesia, da nobreza e do clero. Todos esses interesses estavam, em maior ou em menor grau, comprometidos com o desenvolvimento do capitalismo, um novo sistema de exploração em que a camadacamponesa que representava a maioria, cerca de 90% da sociedade praticamente permaneceu na mesma situação de marginalidade. Diante dessa atitude inicial dos estados em relação à sociedade percebemos que as raízes são profundas para o beneficio das elites sempre as privilegiadas. Para Strayer “o estado moderno, tal como o conhecemos atualmente, tem sempre por base o modelo surgido na Europa, noperíodo que vai de 1100 a 1600”.
Dessa forma, podemos perceber que o sistema já nasce com intuito de beneficiar a elite da sociedade, a burguesia, a nobreza e o clero, sem se importar com os interesses da camada baixa que eram os camponeses, que não sentiram diferença no novo sistema político, pois continuaram esquecidos nos seus interesses e explorados da mesma forma no novo sistema. Sendo assimdevemos compreender que formação do Estado nacional moderno não deve ser vista apenas como um rompimento com o Sistema Feudal, politicamente descentralizado, e o início de novas práticas de poder. As modificações na atuação do Estado não correspondiam apenas às mudanças nas relações econômicas, mas também à intenção de assegurar a manutenção do poder sobre as massas camponesas.

A America e as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Portifolio individual
  • portifolio individual
  • Portifolio Individual
  • Portifolio Individual
  • Portifolio Individual
  • Portifólio individual
  • portifolio individual
  • Portifolio Individual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!