PORTIFOLIO INDIVIDUAL

1516 palavras 7 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO
Nos anos iniciais, a criança que ainda não sabe ler formalmente, pode fazê-lo por meio de escuta da leitura pelos pais e professores na escola, que por sua vez podem estar instigando as crianças perderem o medo e se lançarem no maravilhoso mundo da leitura, inserindo neste não somente a narrativa bem como as peças de teatrais, parlendas e poesias. Para que este aluno no futuro não se sinta constrangido ao ter que se expor em alguma apresentação. Este exercício leva ao mundo do faz de conta e desperta a imaginação da criança, que são condições fundamentais para a fantasia e a vivência do fantástico como se fosse a realidade.
Uma criança que possui o prazer da leitura estará preparada para os desafios do futuro onde somente aquela que possui grande capacidade de leitura e compreensão da mesma será capaz de desenvolver uma visão compreensiva da realidade que a cerca.

2 DESENVOLVIMENTO
O papel do professor supera o de simples mediador. Ele funciona como um importante agente de transformação da criança em um ser mais aberto para o fantástico e o faz de conta, tão importante para o desenvolvimento cognitivo da criança. É através do faz de conta que esta viaja no mundo da imaginação, tornando os seres inanimados em seres animados. Desta forma, pode-se tornar prazerosa a vivência da leitura dentro do universo infantil.
É importante que o livro seja tocado pela criança, folheado, de forma que ela tenha um contato mais íntimo com o objeto do seu interesse. A partir daí, ela começa a gostar dos livros, percebe que eles fazem parte de um mundo fascinante, onde a fantasia apresenta-se por meio de palavras e desenhos. Assim, pais e professores têm um papel fundamental nesta descoberta: serem estimuladores e incentivadores da leitura.
No livro selecionado, Matar Sapo dá Azar, do escritor Hardy Guedes, podemos

Relacionados