portifolio individual

Páginas: 5 (1189 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2014
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
LICENCIATURA em historia
raiza leite de sousa
l
A BRUXA FIGURA DE PODER

Capanema- Pá
2014
raiza leite de sousa
a Bruxa Figura De Poder
Trabalho apresentado ao Curso licenciatura em Historia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina : Historia Moderna, Povo, Cultura e Religião, Historia do Brasil Colonial, Cultura eSociedade Na Modernidade, Seminário Da Prática IV.
Professores: Bernadete De Lourdes Streisky, Fabiane Luzia Menezes Santos, Fabiane Taís Muzardo, Gleiton Luiz De Lima, Wilson Sanches.
Capanema - Pá
2014
Zordan. Paola Basso Menna Barreto Gomes. Bruxas: Figura de poder. Estudos Feministas. Florianópolis, 13 (2). Maio-agosto/2005. Pg. 331-341. Paola Basso Menna Barreto Gomes Zordan é professorapermanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (UFRGS). Doutora e Mestre em educação pela UFRGS faz parte da Linha de Pesquisa Filosofia da Diferença e Educação, do grupo de pesquisa DIF: artistagens, fabulações e variações, desenvolvendo temas que envolvem historiografia da arte e formação de professores.
A obra em questão tem como objetivoanalisar a figura da mulher, principalmente aquela associada à figura da bruxa, através de diversos discursos tecidos em momentos históricos e lugares sociais diversos. É através da análise de determinadas fontes como os textos de Jules Michelet, “(...) que no século XIX construiu a imagem romântica e martirizada da bruxa, sua aliança com o demônio e sua ameaça ao cristianismo.” (ZORDAN, 2005,p.331), além de outras fontes como o livro La socière (A feiticeira) desse mesmo autor e o Manual de Inquisidores, do século XIV, o Malleus Maleficarum fontes essas que demonstram a dualidade da imagem da mulher, da bruxa, que por vezes é revelada como oprimida e por outra como má e cruel, que podemos identificar como a mulher vai ser identificada como um agente social dotado de história.Primeiramente, cabe destacar a importância do estudo da história das mulheres, visto que por um longo período da produção historiográfica elas, as mulheres, foram fadadas ao silêncio. Escrever uma história das mulheres “(...) está vinculado estreitamente à concepção de que as mulheres tem uma história e não são apenas destinadas à reprodução, que elas são agentes históricos e possuem uma historicidaderelativa às ações cotidianas (...)” (PERROT, 1995, p.9).
A imagem da mulher é apresentada através do artigo de Paola Zordan, respaldado pelas fontes utilizadas por essa autora, como uma figura dual, porém essa dualidade entre boa e ruim não a retira da margem da sociedade a qual essa mulher, apresentada através do tipo social da bruxa, pertence. “Como um tipo psicossocial que emerge no final da Idademédia essas imagens abarcam uma ampla gama de traçados históricos sobre as mulheres e as várias etapas de sua vida.” (ZORDAN, 2005, p.332).
O primeiro questionamento a ser evidenciado pela autora é de que forma a imagem da bruxa ganhou destaque para que ela fosse alvo a ser discutido por um autor, como Jules Michelet durante o século XIX, período esse em que a história privilegiava o métodopositivo em que os grandes homens é que eram os alvos das composições históricas. A resposta encontra-se no fato de que a figura da mulher, principalmente quando essa é identificada como bruxa “ensina um certo modo de enxergar a mulher, principalmente quando esta expressa poder.” (ZORDAN, 2005, p.332). Para Michelet a bruxa se “(...) transforma em mártir, enaltecendo suas qualidades silvestres e sualigação com os gênios da natureza.” (ZORDAN, 2005, p. 331).
Já “as descrições do Malleus Maleficarum ajudaram a construir uma imagem fantástica sobre pessoas, na maior parte das vezes mulheres, capazes de se transformarem em animais, voarem, percorrerem grandes distâncias em segundos e manipularem os humores corporais.” (ZORDAN, 2005, p.339). A apresentação dessa fonte do século XIV mostra a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Portifolio individual
  • portifolio individual
  • Portifolio Individual
  • Portifolio Individual
  • Portifolio Individual
  • Portifólio individual
  • Portifolio individual
  • portifolio individual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!