PORTIFOLIO INDIVIDUAL Paulo Celio

922 palavras 4 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO curso de graduação EM EDUCAÇÃO FÍSICA
LÁZARO RENÊ LEANDRO CALAÇA

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

Tauá – Ceará
2015

LÁZARO RENÊ LEANDRO CALAÇA

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Educação Física da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Ciências Morfofuncionais; Crescimento e Desenvolvimento Humano; Introdução à Educação Física; Jogos, Brinquedos e Brincadeiras; Seminário da Prática III - Metodologias do Ensino da Educação Física: Atividade Rítmica, Dança e Ginástica Escolar.
Profs. Alexandre Schubert, Anísio Calciolari Junior, Marcelo Yugi Doi, Suhellen Lee Silva.

Tauá - Ceará
2015
1 INTRODUÇÃO

A brincadeira escolhida a ser trabalhada foi pular corda. É uma brincadeira praticada em todos os lugares do mundo. Embora não se saiba ao certo quando e onde ela começou, alguns pesquisadores acreditam que sua origem está na Grécia e na Roma antiga. Onde as pessoas pulavam corda para celebrar a chegada de novas estações.
Outros estudiosos atribuem a origem da brincadeira ao Egito e a China, onde em tempos antigos adultos cordas trançadas feitas de fibras de cânhamo. Durante o trabalho eles saltava frequentemente por sobre as cordas para prender os fios, e as crianças observando estes hábitos, acabaram por imitá-los utilizando cordas menores. Nascia assim a brincadeira, que posteriormente se difundiu por todo o planeta.
Essa brincadeira é praticada em locais de amplos e seguros. Para a prática da brincadeira é preciso de uma corda e três pessoas. Sendo que uma ficara no centro e as outras duas nas extremidades da corda, fazendo um movimento de rotação, enquanto a pessoa que está ao centro fará o movimento de saltar, sem tocar a corda. Depende de como for desenvolvida essa atividade, a única regra é que caso a pessoa toque a corda sairá da brincadeira.

2. DESENVOLVIMENTO

Dentro dessa prática de

Relacionados