PORTIFOLIO INDIVIDUAL 3 SEM

483 palavras 2 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 OBRA DE CÂNDIDO POrtinari- O Lavrador de Café 4
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho venho mostrar um pouco da vida de um dos maiores pintores brasileiros e algumas de suas grandiosas obras de arte, mostrando como iniciou sua carreira artística e sua morte trágica.

2 DESENVOLVIMENTO
No dia 30 de dezembro de 1903 nascia um dos maiores e mais importante pintor brasileiro: Cândido Portinari, autor de uma vasta obra que representa o povo brasileiro. Cândido nasceu em uma fazenda de café próxima ao município de Brodowki, em são Paulo, descendente de italianos, vieram para o Brasil para trabalhar na lavoura, desde de criança era notável o interesse de cândido pela arte, com 10 anos já tinha seu desenho “O Retrato de Carlos Gomes” conhecido.
Em 1919 Cândido Portinari partiu para o Rio de Janeiro, onde ingressou no Liceu das Artes e Ofício, seu primeiro prêmio foi o Retrato de Olegário Mariano, participou também de grandes exposições e recebeu vários pedidos, como o Conjunto Arquitetônico de Pampulha, em Minas Gerais, com a obra São Francisco de Assis.
Devido a perseguições políticas Cândido Portinari mudou-se para o Uruguai em exílio militar, mas continuou com suas obras, em 1952 começou a pintar obras mais famosas como: os painéis “Guerra e Paz”, o qual hoje ficam no hall de entrada da Assembleia da ONU. As telas Meninos e Piões e Favela são parte do acervo permanente da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, seu maior acervo está exposto na igreja Bom Jesus da Cana Verde, cidade de Batatais-São Paulo, incluindo os retratos: Os Milagres de Nossa Senhora, Via Sacra, Jesus e os Apóstolos, A Sagrada Família, Fuga para o Egito, O Batismo e Martírio de São Sebastião, entre outras. Em suas obras Cândido Portinari conseguiu retratar questões sociais sem desagradar o governo, suas pinturas se aproximam do cubismo, surrealismo e

Relacionados