PORTIFOLIO INDIVIDUAL 2ºSEM DE ADM

Páginas: 8 (1754 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013









































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado com intuito de demonstrar de maneira ampla, clara e objetiva idéias pertinentes ao campo administrativo, englobando os assuntos relacionados amacroeconomia e microeconomia inflação,taxa de juros e taxa de cambio dentro das suas diferenças e inter-relações. Explorar os métodos quantitativos aplicados á gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade, que juntos se entrelaçam, formando um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente. Assim também foi exposto o conceito de ética,política e sociedade inserido nocontexto de manutenção do sistema empresarial e os seus limites referente ao estimulo de consumo.

2 DESENVOLVIMENTO
2.1 INFLAÇÃO, TAXA DE JUROS E TAXA DE CAMBIO
O ciclo econômico se alterna em época de resseção e de aquecimento. Uma das variáveis centrais inflação, taxa de juros e taxas de câmbio.
Entende-se por inflação o nível de atividade econômica, medido pelo produto real da economia. Ese caracteriza pela alta generalizada e constante dos preços e da economia. Existem dois medidores fundamentais de inflação o Índice Geral de Preços ( IGP) e o Índice de Preços ao Consumidor ( IPC), são os índices mais antigos e abrangente. Sendo o IGP o resultado da composição dos preços e o IPC mostra a mudança de preço no varejo. Um exemplo clássico da inflação ocorreu nos anos 1974 a 1994 noBrasil, a inflação no país tomou grandes proporções e constantes oscilações dos preços no varejo. Afim de solucionar o problema foram criados sete planos: Plano Cruzado I, Plano Cruzado II, Plano Bresser, Plano Feijão com Arroz, Plano Verão, Plano Collor I, Plano Collor II.
A taxa de juros real e nominal esta intimamente correlacionada com a taxa de inflação, que por sua vez calcula a taxa baseadono risco agregado no investimento. O conjunto desses fatores é determinante para a taxa de câmbio, que é o preço da moeda estrangeira medida em moeda nacional.
A taxa de câmbio reflete, assim, o custo de uma moeda em relação a outra, dividindo-se em taxa de venda e taxa de compra. Pensando sempre do ponto de vista do banco (ou outro agente autorizado a operar pelo Banco Central), a taxa de vendaé o preço que o banco cobra para vender a moeda estrangeira (a um importador, por exemplo), enquanto a taxa de compra reflete o preço que o banco aceita pagar pela moeda estrangeira que lhe é ofertada (por um exportador, por exemplo).
Portanto, o câmbio é uma das variáveis mais importantes da macroeconomia, sobretudo no que se refere ao comércio internacional. Quando se deseja negociar ativos deum país para outro, quase invariavelmente temos de mudar a unidade de conta do valor desses ativos – da moeda doméstica para a moeda estrangeira. Nesse sentido, pode-se definir a taxa de câmbio de um país como o número de unidades de moeda de um país necessário para se comprar uma unidade de moeda de outro país. Em outras palavras, é o preço de uma moeda em termos de outra.
2.2 MÉTODOSQUANTITATIVOS APLICADOS A GESTÃO EMPRESARIAL
Tal método é composto por três colunas, sendo essas: Medidas Descritivas, Números-Índices e Deflação de dados. Dentro das medidas descritivas há
três divisões, Medidas de Tendência Central, Medidas de Dispersão e Técnicas de Amostragem Probabilística. 
a)As medidas descritivas exibe um conjunto de dados de forma organizada e sucinta, utilizando as suasestatísticas.
I Uma das ferramentas são as medidas de tendência central, que lida com dados numéricos que observa as tendências desses conglomerados em torno de um valor central, utilizando as ferramentas de média, de moda e de mediana. Média (aritmética) é a soma de todos os
valores de um grupo de dados dividida pelo
número de dados. Mediana é o valor que divide a distribuição dos dados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Portifolio individual unopar adm
  • portifolio individual adm
  • Portifolio individual adm 1 sem
  • Portifólio Individual ADM
  • Portifólio Individual ADM
  • Portifolio individual 6 sem Adm Unopar
  • PORTIFOLIO INDIVIDUAL ADM 3° SEMESTRE
  • Portifolio Individual 5 Semestre ADM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!