Portifolio Individual 1semestre unopar

3077 palavras 13 páginas
Leonardo Magalhães Bites
Autor

PORTFÓLIO INDIVIDUAL
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO
DE SISTEMAS 1° SEMESTRE

Portfólio apresentado à Universidade Norte do
Paraná - UNOPAR, como requisito do curso su pe r io r d e Te cn ol o gi a e m A n ál ise e
Desenvolvimento de sistemas.

BRASÍLIA
2014
1

INTRODUÇÃO

Este portfólio tem por objetivo demonstrar o grau de aprendizagem alcançado nas disciplinas de Sistemas de Computação e
Informação, Ética, política e Sociedade, Interação Humano-Computador e
Segurança da Informação, que foram ministradas por esta instituição de ensino no primeiro semestre do ano de 2014 (dois mil e quatorze).
Com base no conteúdo repassado das disciplinas citadas analisaremos o caso de uma empresa com o ramo de atividades de locação de livros e desenvolveremos soluções para o desenvolvimento de um software para o controle e gestão da empresa.

OBJETIVO

O objetivo deste trabalho e descrever os princípios a serem adotados relativos as disciplinas IHC, Segurança da informação, Ética e
Sistemas de Informação para que possa ser implementados em uma locadora de livros.

2

DESENVOLVIMENTO:
COM RELAÇÃO AO IHC

Quando surgiram os primeiros computadores, os usuários necessitavam entender a fundo o seu funcionamento para que pudessem utilizá-los, mas com o surgimento da possibilidade de criar computadores pessoais, surgiu também a necessidade de facilitar o seu uso. As máquinas evoluíram e pesquisadores ao redor do mundo começaram a buscar meios de criar sistemas que pudessem ser utilizados por usuários não especializados e que lhes fossem úteis. Assim, na década de 80 surge a área de interface humano-computador ou interação humano-computador.
Está área surgiu primeiramente como sendo somente o hardware e o software com o qual homem e computador podiam se comunicar. Porém a evolução do conceito levou à inclusão dos aspectos cognitivos e emocionais do usuário durante a

Relacionados