Portifolio Direitodo consumidor - Vicio e defeito

1123 palavras 5 páginas
ATIVIDADE PROPOSTA
1) João adquiriu um liquidificador "x" na loja "W". O copo do liquidificar trincou após um ano de uso, e o consumidor, passando na mesma loja, viu uma banca contendo vários copos para Iiquidificadores com a etiqueta: "PARA LIQUIDIFICADORES 'X"'. João comprou um copo, instalou-o e na primeira oportunidade em que usou o liquidificador o copo começou a trepidar. A mulher de João, Ana, tentou segurar o copo, todavia ele desprendeu-se, espatifando-se no chão, isso porque a borracha não era compatível, ou seja, as medidas e especificações desse copo não eram compatíveis com o original. Acontece que Ana, na ânsia de segurar o copo que trepidava, acabou segurando as lâminas da hélice em movimento, que ficaram expostas com a expulsão do copo, e isso a lesionou gravemente nas mãos.

a) Quem pode pleitear indenização com base no CDC? De acordo com o Artigo 2° do Código de Defesa do Consumidor, o consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. Com base no texto acima, posso afirmar que o utilizador final do liquidificador comprado pelo Senhor João foi a sua esposa, a Ana, ou seja, de acordo com o artigo 2º do CDC, é ela que tem o direito de pleitear uma indenização pela lesão ocorrida.

b) Trata-se de vício ou defeito? Em primeiro momento, tratava-se do desgaste que tem o copo do liquidificador após um ano de uso. Após a compra do novo copo, o liquidificador tinha um vício, porque o copo não era efetivamente apropriado para ser colocado no liquidificador X. Após Ana se machucar gravemente nas mãos, tornou-se defeito, porque ocasionou mais problemas e atingiu dano físico ao consumidor, ocorreu um acidente, então nesse caso trata-se de defeito.

c) A quem cabe a responsabilidade pelos danos? A empresa que vendeu o copo separado.
O primeiro argumento é que foi propaganda enganosa, e o artigo 37º inciso 1º trata: “É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter

Relacionados