PORTIFOLIO DE GEO E MEIO AMBIENTE

621 palavras 3 páginas
LAÍS NUNES DA SILVA
1130709

GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE

VITÓRIA-ES

ABRIL-2015

Descrição da Atividade:
Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:

1) Apresente uma citação no formato ABNT do conceito de bioma e uma citação no formato ABNT do conceito de domínio morfoclimático e, na sequência, saliente as principais diferenças conceituais.

Para COUTINHO (2006), situa o bioma como um recorde espacial, com dimensões de até mais de um milhão de quilômetros quadrados, que se caracteriza por apresentar características como uniformidade climática, semelhante fitofisionomia ou formação vegetal, fauna e outros organismos vivos associados e fatores abióticos como altitude, solo, os alagamentos, o fogo e a salinidade. Para AZIZAB” SÁBER (1970), os domínios morfoclimáticos são definidos a partir das características climáticas, botânicas e pedológicas, hidrológicas e fitogeográficas; com esses aspectos é possível delimitar suas regiões de domínios morfoclímáticos. Devido a extensão territorial do Brasil ser muito grande, vamos nos defrontar com domínios muito diferenciados uns com os outros.

As principais diferenças entre biomas e domínio morfoclímáticos são:
Biomas caracterizados por um tipo mais importante de vegetação, ou seja, pode haver vários tipos de vegetação. Assim os seres vivos de um bioma se adaptam as condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc.), existente. O bioma brasileiro tem como característica geral, uma grande diversidade de animais e vegetais, ou seja, uma biodiversidade. Já o do Domínio Morfoclimático tem como característica a interação e a integração do clima, relevo e vegetação resultando formações de paisagens capazes de ser característico, sendo assim, os domínios morfoclimáticos combinam os elementos da natureza-relevo, clima, vegetação- que se combinam formando uma unidade paisagista

2- Apresente um mapa com os biomas indicados na Unidade 3 da obra Biogeografia

Relacionados