PORTIFOLIO DE GEO REGIONAL

609 palavras 3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
RA:1130709
LAÍS NUNES DA SILVA

GEOGRAFIA REGIONAL

VITÓRIA-ES
2014
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Na Unidade 1 do CRC de Geografia Regional I, você teve a oportunidade de aprender que os conceitos de região são dinâmicos e evoluem ao longo da História, diferindo-se de acordo com a base teórica e a abordagem metodológica adotadas para entender a realidade.
Na sequência, apresentamos algumas noções de regionalização, são elas: regionalização como diferenciação de áreas, como classificação, como instrumento de ação, como processo e como identificação do espaço vivido. Retome a leitura de cada uma dessas concepções presentes no CRC de Geografia Regional1, Tópico 6 e preencha o Quadro 2:
QUADRO 2:TIPOLOGIAS DE REGIONALIZAÇÃO

REGIONALIZAÇÃO

CORRENTE DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO RELACIONADA

CONCEITO DE REGIÃO

MÉTODO OU
METODOLOGIA
Diferenciação de áreas
Vidal de La Blache, na França,
Hittner, na Alemanha, Hiberson, na Grã Bretanha. Produziram inúmeros estudos monográficos regionais com base na descrição (denominada método regional) entre o final do século 19 e as três primeiras décadas do século 20.

A região é definida como resultado da intervenção humana em determinado ambiente, podendo identificar os traços distintos responsáveis pela unidade regional, que podem ser o clima a morfologia, ou qualquer outro elemento(GOMES,1995).
O conceito de regionalização nesta abordagem consiste em subdividir um espaço maior em subespaços, ou seja, regiões complexas, com alta coesão dos elementos que a definem.
Classificação
Essa abordagem conceitual desenvolveu-se com o movimento das técnicas quantitativas e as teorias de postura neopositivistas difundidas a partir da década de 1960.
Sintética: na qual os indivíduos semelhantes são agrupados em classes.
Analítica: na qual a divisão das áreas é feita a partir de métodos dedutivos, em que as características definidas a priori vão orientar o processo.
Sob o ponto de vista

Relacionados