portifolio de alfabetizaçõa

3044 palavras 13 páginas
Objetivo CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO
Minha concepção de alfabetização baseia-se na perspectiva sócio interacionista. Sua ação pedagógica propõe atividades significativas e desafiadoras que favorecem o surgimento dos conhecimentos dos alunos permitindo a ampliação do universo simbólico dos sujeitos.
Para se consolidar um trabalho dessa natureza na sala de aula é necessário que se estabeleça um clima de segurança, incentivo ao dialogo e relações de ideias para proporcionar o desenvolvimento de todos os envolvidos no processo. É necessário fornecer ferramentas para o aluno construir o seu processo de aprendizagem da leitura e escrita, desde a educação infantil, tendo como apoio a escola que ajuda o aluno a se apropriar da escrita alfabética e informatizar o seu uso, e o professor ajudando o aluno a refletir sobre palavras retiradas de textos lidos conhecidos por todos e musicas; propiciando aos alunos pensar sobre elas.
Os professores como membros mais experientes da cultura devem auxiliar os alunos a prestar atenção, analisar, refletir sobre os pedaços sonoros e escritos das palavras.
A aprendizagem da leitura e da escrita não se dá espontaneamente, ao contrario, exige uma ação deliberada do professor e, portanto, uma qualificação de quem ensina. Exige planejamento e decisões a respeito do tipo, frequência, diversidade, sequencia das atividades de aprendizagem. Mas essas decisões soa tomadas em função de que se considera como papel do aluno e do professor nesse processo, por exemplo, as experiências que a criança teve ou não em relação à leitura e à escrita incluem também os critérios que definem não estar alfabetizado no contexto de uma cultura.
Penso na importância de estar sempre atualizando meu conhecimentos para que possa fazer uma sondagem em meus futuros alunos trimestralmente.
Dessa forma, terei respeito ao realizar as devidas atividades em suas fases para a alfabetização.
Acredito na estratégia de associação, que revela um outro modo de

Relacionados